Como utilizar a internet para divulgar produtos e serviços?

Se queres divulgar a tua marca na internet mas não sabes por onde começar, este texto é para ti! O marketing digital tornou-se a forma principal de divulgação para a grande maioria das empresas modernas. Aprender a utilizar esta ferramenta é essencial para manteres a tua relevância.

Algumas formas de divulgar a tua empresa na internet são: a criação de um website, o Google Meu Negócio, as redes sociais, a criação de conteúdo num blog e o e-mail marketing.

Abaixo vamos explorar um pouco mais cada uma destas opções.

Website

Não podemos falar em divulgação online sem pensar na construção de um website! Ele é o ponto central (e inicial), a sede da tua empresa na internet, onde se concentram as principais informações comerciais e institucionais.

Podes partilhar o link das tuas páginas nas redes sociais, nos resultados de pesquisa do Google e nos e-mails. A maioria das transações de compra na internet termina no website.

Por isso, certifica-te de ter um site visualmente apelativo, otimizado para dispositivos móveis (responsivo) e que atenda às necessidades do teu nicho de mercado.

Redes Sociais

As redes sociais fazem parte do quotidiano das pessoas e estar presente nelas é fundamental para melhorar o posicionamento da tua marca no mercado. Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTok. Estas são algumas das redes sociais em alta no momento.

Mas como escolher a rede social para divulgar? Aqui vão algumas dicas:

1. Entenda o seu público

Se o teu público-alvo são empresas e não pessoas físicas, o LinkedIn pode ser uma boa oportunidade para criação de conteúdo. Mas se a tua empresa busca um público mais jovem e com apelo visual, o TikTok e o Instagram podem ser boas opções.

2. Crie conteúdo de qualidade

“Postar por postar” não funciona! É necessário compreender as necessidades e motivar o teu público-alvo, criando conteúdo relevante. Dessa forma, a probabilidade das tuas publicações alcançarem mais pessoas e estabelecerem uma conexão com a tua marca é muito maior.

3. Publique com frequência

Os algoritmos das redes sociais preferem exibir conteúdos que sejam trabalhados com frequência. Desenvolver um cronograma com uma frequência de publicações ajudará no alcance das tuas publicações.

4. Utilize as campanhas patrocinadas!

Impulsionar, promover ou criar campanhas patrocinadas é essencial se desejas resultados rápidos nas redes sociais. Saber utilizar corretamente os gestores de anúncios de cada plataforma e realizar testes regulares de público, criativos e textos irá colocar-te em vantagem em relação aos teus concorrentes.

Blog

Quantas vezes recorreste ao Google com perguntas iniciadas por “Como fazer…”, “Qual é o melhor…”, “Por que…”, “O que é…”? Normalmente, serás redirecionado para um artigo de blog ou um vídeo no YouTube que tenta explicar o que perguntaste, correto?

O blog pode ser extremamente relevante para os teus potenciais clientes. É através do blog que posicionas a tua empresa no Google para pesquisas de longa cauda e geras autoridade para a tua marca.

No entanto, atenção! Criar apenas uma página e colocar os conteúdos não fará com que o teu website seja posicionado no Google e encontrado. Precisas resolver uma “dor” de pesquisa dos utilizadores e o teu website deve seguir as melhores práticas de SEO.

E-mail Marketing

Vamos esclarecer alguns pontos:

  • O e-mail marketing é importante? SIM!
  • Comprar listas de e-mails ajuda? NÃO.

O e-mail marketing pode ser uma estratégia poderosa se integrada no teu plano de divulgação na internet, mas para isso acontecer, precisas trabalhar cuidadosamente os conteúdos e a criação da lista de e-mails. É necessário seguir várias regras para evitar que os teus e-mails caiam na caixa de spam e para não enfrentares problemas com a LGPD.

Ao utilizar estrategicamente o e-mail marketing e a criação de conteúdo no teu blog, podes “aquecer” os leads que ainda não estão prontos para comprar, fornecendo conteúdo de valor através do e-mail. Assim, quando chegar o momento certo, a tua empresa estará pronta para fornecer o que eles precisam.

YouTube

O YouTube é o segundo maior motor de pesquisa do mundo, ficando apenas atrás das pesquisas no Google. Podes publicar vídeos para responder às dúvidas comuns dos teus clientes, apresentar a tua empresa ou até mesmo detalhar os teus produtos e serviços, explicando como funcionam.

Lembra-te! Tal como o conteúdo do blog, os vídeos devem responder a perguntas e ajudar os utilizadores que estão a visualizar o teu conteúdo. O objetivo aqui é divulgar a tua marca de forma positiva na internet. Podes também promover os teus conteúdos em vídeo no teu blog, website e redes sociais.

Considerações finais

Existem várias formas de divulgar a tua empresa na internet de forma gratuita. Escolher o melhor canal é fundamental para poupar tempo e dinheiro. Contratar uma empresa ou profissional que conheça o potencial de cada ferramenta poderá trazer resultados rápidos e ajudar-te a poupar um bom orçamento.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo.  Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a 23A Digital. Estaremos felizes em ajudar!

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