Funil de marketing desvendado: Tudo o que precisas saber

Já ouviste falar do funil de marketing? Se procuras compreender melhor como atrair e converter clientes, o funil de marketing é um conceito fundamental.

Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que é o funil de marketing, como funciona e como podes aplicá-lo ao teu negócio. Prepara-te para desvendar todos os segredos do funil de marketing!

O que é o funil de vendas?

O funil de marketing é um conceito crucial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Representa o percurso que um potencial cliente faz desde o momento em que descobre uma marca ou produto até se tornar um cliente efetivo.

Está dividido em três etapas principais: topo, meio e fundo. Cada uma destas etapas corresponde a diferentes momentos na jornada de decisão do cliente e requer abordagens específicas.

Topo do Funil: Consciencialização

No topo do funil, lidamos com um público frio, composto por pessoas que ainda não possuem conhecimento e informações suficientes sobre o produto para efetuar uma compra. É nesta fase que precisamos chamar a atenção.

Nesta etapa, entram os leads, ou seja, aquelas pessoas que demonstraram interesse inicial na tua marca. A missão é capturar a atenção dessas pessoas por imagens e vídeos impactantes, engraçados, chocantes, entre outros, se estiverem alinhados com a proposta final. Além disso, é importante destacar a dor que o teu produto irá resolver, focando exclusivamente nesse aspeto.

Ao analisar o tipo de conteúdo que desperta a tua própria atenção, podes obter melhores ideias para atrair a atenção do teu público.

Meio do Funil: Consideração

Durante a fase intermédia do funil, aqueles que estão interessados na oferta continuarão a procurar mais informações. Por isso, é importante utilizar estratégias para chamar a atenção do público.

Agora é o momento ideal para apresentar as soluções para a dor mencionada anteriormente.

No entanto, evita mencionar explicitamente o produto ou fazer tentativas de venda. Concentra-te em realçar como a tua oferta pode resolver o problema enfrentado pelo cliente.

Fundo do Funil: Conversão

A fase final do funil de marketing, também conhecida como fase de conversão, é crucial para transformar prospects\ leads  em clientes.

Nesta etapa, o foco do marketing é fornecer informações detalhadas sobre os produtos ou serviços, mostrar como eles atendem às necessidades específicas dos clientes e superar objeções restantes.

Depoimentos de clientes satisfeitos, estudos de caso, avaliações gratuitas ou demonstrações personalizadas desempenham um papel importante para convencer os potenciais clientes a tomarem a decisão de compra.

Criar um senso de urgência e oferecer incentivos ou descontos exclusivos podem ser estratégias eficazes para fechar negócios.

Qual a importância do funil de vendas?

O mercado está em constante evolução, com consumidores cada vez mais exigentes e uma ampla gama de opções com preços e qualidade semelhantes.

Portanto, é essencial ir além de simplesmente oferecer um produto, sendo necessário persuadir e demonstrar o valor do mesmo. É importante ressaltar que valor difere de preço.

Cada etapa do funil de vendas desempenha um papel crucial e ignorar qualquer uma delas pode resultar em vendas comprometidas.

Fazendo o lead avançar

  • Conteúdo de valor

O lead só avança no teu funil de vendas se lhe entregares conteúdo de qualidade e com valor acrescentado. Ele deve aprender contigo o que não conseguiu aprender em outros lugares.

Portanto, investe em conteúdo de alta qualidade nas tuas ofertas, mostra dados, pesquisas, gráficos, testemunhos, ensina algo relevante e isso despertará gratidão nele. Essa gratidão tornar-te-á uma referência no assunto para esse lead, que se lembrará de ti na próxima vez que precisar de algo.

  • Atenção

Como mencionado anteriormente, prender a atenção dos leads é de extrema importância para que eles continuem a avançar no funil e não saiam dele.

Utiliza títulos apelativos, imagens interessantes, comoventes e, no caso de vídeos, os primeiros segundos são determinantes para prender a atenção do lead.

  • Bons argumentos

Utiliza dados concretos para fundamentar a tua argumentação durante a oferta. Inclui depoimentos de outros clientes, dados e cria histórias que façam sentido para o teu público-alvo.

Lembra-te de que, no mundo digital, há muitas distrações e as pessoas perdem a atenção rapidamente.

  • Produto de valor

Não adianta apenas ter um discurso bonito se o teu produto não tem valor ou um diferencial significativo.

É fundamental trabalhar com produtos que tenham um propósito claro, pois se tu próprio não acreditas neles, como esperas convencer os outros? A autenticidade e a paixão pelo que ofereces são essenciais para conquistar a confiança e o interesse das pessoas.

Conclusão

Compreender o processo pelo qual as pessoas passam ao comprar algo é uma estratégia poderosa para impulsionar as vendas. Aproveita o funil de marketing a teu favor, sendo transparente e oferecendo uma oferta irresistível que certamente será um sucesso. Em todo o processo, lembra-te de que o teu cliente em potencial é, acima de tudo, uma pessoa.

Um bom marketing não pode salvar um produto ruim, pelo menos não a longo prazo. Portanto, nunca mintas nas tuas campanhas publicitárias e não prometas o que não podes cumprir, pois além de ser antiético, também é ilegal.

Escolhe um produto ou serviço de qualidade e oferece uma transformação na vida das pessoas. Essa é a verdadeira missão dos profissionais de marketing: fornecer soluções para as necessidades das pessoas.

Se estás enfrentando dificuldades na gestão do teu funil de marketing, podes contar com a equipa de especialistas da 23A Digital.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
plugins premium WordPress