Saiba como aumentar a faturação da tua empresa

O fluxo de caixa do seu negócio não está nas melhores condições? Embora seja normal em momentos de crises econômicas empresariais, existem algumas estratégias que permitem aumentar as vendas de uma empresa.

Independentemente da situação do país, gerar lucro costuma ser um dos desafios mais importantes para os empreendedores. Afinal de contas, é um processo complexo que requer investimento de tempo, dinheiro e esforço por parte da empresa, além de uma boa administração, é claro.

Se todo o processo de gestão do negócio estiver correto, pode-se concluir que quanto mais vendas, maior será o lucro da empresa, não é mesmo?

Portanto, se quer saber como aumentar as vendas de uma empresa e, consequentemente, obter maior lucro, confira este conteúdo exclusivo que preparamos com algumas estratégias e dicas práticas para impulsionar o seu negócio. Confira!

Divulgue a tua empresa na Internet

Uma empresa que não procura atualizar-se continuamente pode perder notoriedade e espaço no mercado. Afinal, para obter bons resultados e superar os concorrentes, é necessário compreender, entre outras coisas, quais são as mudanças no comportamento do consumidor.

Uma das mudanças mais notáveis dos últimos anos foi a adoção de canais virtuais para comprar, vender e anunciar produtos e serviços.

Crie um Website

Ter um website é praticamente obrigatório para qualquer comércio ou prestador de serviços.

No website, pode partilhar com o público o que a sua empresa faz, quais são os propósitos da marca, quem são os seus clientes e até mesmo os meios para entrar em contacto com o seu negócio.

Anuncie com Fotos e informações de maneira clara e objetiva

Uma das maneiras para quem quer saber como aumentar as vendas de uma empresa através do website, é apostar em anúncios que passem a informação de maneira simples e efetiva.

Assim, o público pode compreender facilmente a mensagem que o anúncio quer passar.

Otimizada para telemóvel

Atualmente o telemóvel já é o meio mais utilizado para aceder à internet.

Conforme apresenta uma reportagem do G1, 99% das pessoas que acessam a ‘internet’ no Brasil, preferem utilizar o ‘smartphone’.

Ou seja, se pretende que o seu website gere bons resultados nos anúncios e que tenha uma boa colocação nas páginas do Google, faça uma versão dele otimizada para telemóveis.

O seu website precisa ser atrativo

Pense no seu website, como se fosse a imagem da tua empresa no mundo digital. Assim como faria com a tua loja ou sede, é importante que o seu website também seja bem cuidado.

Existem diversas formas de tornar um website atrativo, algumas delas são:

  • deixe as principais informações no canto superior esquerdo, é ali que as pessoas olham primeiro;
  • comunique de forma rápida e clara o que a sua empresa faz;
  • utilize de imagens e textos bem pensados e elaborados para conversar com o seu público;
  • ofereça formas do utilizador entrar em contacto com a sua empresa.

Gere tráfego

Quando montamos uma loja física, é muito comum procurarmos locais com maior circulação de pessoas, certo? Afinal de contas, quanto mais pessoas verem a nossa loja, maiores são as chances de alguém entrar nela.

O mesmo princípio se aplica aos websites. De nada adianta criar um website com informações claras, otimizado para dispositivos móveis e atraente se ninguém o visitar.

Somente dessa forma, os esforços de divulgação poderão se transformar em estratégias para aumentar as vendas de uma empresa.

Se esse é o seu objetivo, veja a seguir as principais maneiras de gerar tráfego para o seu website.

Divulgar no Google

O Google é a principal plataforma de pesquisa do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Internet Live Stats, são feitas cerca de 3,0 bilhões de pesquisas por dia no Google.

Isso significa que é uma plataforma presente no dia a dia da maioria da população mundial, tornando-se um canal de divulgação importante.

É no Google que procuramos lugares para ir, coisas para fazer e produtos para comprar. Portanto, anunciar no Google pode ser decisivo para transformar uma simples pesquisa em um potencial cliente.

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta que serve para produzir e gerir as campanhas do Google. O seu uso é muito importante para quem deseja conquistar os melhores resultados possíveis.

Sendo assim, é indicado que as campanhas sejam feitas e monitorizadas por especialistas na área

Google Meu Negócio

Sabes quando vês o “perfil” de uma empresa no Google? Que mostra a localização, fotos, telefone, endereço, horário de funcionamento, avaliações, etc.? Então, é para isso que serve o Google Meu Negócio.

Esta é uma ferramenta muito importante para as empresas atualmente. É através dela que o público consegue encontrar o perfil da empresa nas próprias plataformas do Google (como o Maps, por exemplo).

Em resumo, é essencial para quem deseja saber como aumentar as vendas de uma empresa de forma online.

Crie um canal no YouTube

Outra plataforma em que os anúncios são geridos pelo Google Ads é o YouTube, o segundo site mais visitado do mundo. Portanto, é um canal importante para impactar praticamente qualquer tipo de pessoa.

Os anúncios no YouTube podem ser feitos tanto em formato de vídeo, exibidos antes do vídeo principal, como em forma de banners espalhados pelas páginas.

Google ‘Shopping’

Está é outra ferramenta muito útil e importante para quem deseja saber como aumentar as vendas de uma empresa. Com ela, o empreendedor pode vincular os produtos do seu e-commerce para aparecerem diretamente na página de pesquisa do Google.

Anunciar no Facebook

Apesar de muita gente afirmar que está ultrapassado ou que ninguém mais utiliza, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada no mundo. São mais de 1,9 bilhão de utilizadores diários e uma ótima plataforma de divulgação.

Página do Facebook

Antes de tudo é importante ter uma página no Facebook. Ela vai servir para que os utilizadores o encontrem e também para poder gerir as campanhas patrocinadas, que vamos falar mais à frente.

Grupos no Facebook

Se tem uma função do Facebook que não perdeu forças foram os grupos. Eles continuam firmes e fortes e contam com um grande número de adeptos.

Existem grupos de diversos assuntos e interesses. Ou seja, são ótimas plataformas para que as empresas consigam conversar exatamente com o seu público alvo.

Campanhas patrocinadas

Apesar de as páginas e grupos serem bons canais de divulgação, é através das campanhas patrocinadas que o seu negócio conquistará maior visibilidade.

Afinal de contas, de há uns anos para cá, o Facebook passou a reduzir o alcance de páginas que não investem monetariamente na divulgação do seu negócio. Mas o lado bom de realizar esse investimento em divulgação, é que pode escolher exatamente que tipo de pessoa vai ver o seu anúncio.

Por exemplo, digamos analisou que o seu público alvo são jovens de 18 a 20 anos, que gostam de futebol, rock’n roll e moram em São Paulo. 

Através das campanhas patrocinadas do Facebook, pode divulgar o seu anúncio exatamente para as pessoas que se enquadram nessas características.

Divulgue no Instagram

Pertencente ao Facebook, o Instagram também é uma ótima plataforma para divulgar o seu negócio. Veja abaixo como.

Crie um perfil profissional no Instagram

O perfil profissional do Instagram é primordial para as empresas e profissionais que queiram divulgar o seu negócio.

Além de possibilitar que mostre ao público qual é o seu segmento, contacto, endereço, entre outros. O perfil profissional do Instagram também apresenta dados e insights sobre os seus seguidores e os seus conteúdos.

Utilize Hashtags

Seja qual for o segmento do seu negócio, existe alguma hashtag que possa utilizar para divulgar organicamente a sua marca. 

Pesquise quais são as opções mais utilizadas para o seu negócio e coloque com todas as publicações que fizer.

Campanhas patrocinadas

Assim como acontece no Facebook, o Instagram também dá prioridade à divulgação de contas e publicações que investem dinheiro nos anúncios.

O segredo é, além de divulgar para o público alvo desejado, utilizar os diversos formatos que a plataforma permite, como, por exemplo: carrossel, post único, story, reels, etc.

Desenvolva equipa de vendas

A equipa de vendas é uma das chaves do sucesso da empresa, pois é através dela que se conquista o mercado e obtém rentabilidade. Veja algumas dicas que podem ajudar:

  • realize treinos periódicos;
  • utilize ferramentas para auxiliar o sua equipa comercial;
  • CRM pode ser uma excelente ferramenta;
  • analise os resultados.

Gere valor ao seu produto ou serviço

Já parou para pensar o porquê de comprar uma certa marca ao invés de outra? Mesmo que ambas ofereçam praticamente o mesmo produto ou serviço?

Talvez isso aconteça pelo fato de que uma delas consegue gerar valor ao que entrega. Ou seja, não entrega apenas um produto ou um serviço, mas uma experiência, um “algo a mais”.

É isso que deve fazer no seu negócio. Encontre a característica em que a sua empresa se destaca, em relação aos seus concorrentes, e utilize este atributo para conquistar mais clientes.

Case Obabox

Um caso de sucesso que vamos apresentar aqui para ilustrar o que é gerar valor para a sua marca é o da Obabox. Uma empresa que vende utensílios para a casa, com o objetivo de facilitar o dia a dia dos consumidores.

A partir do momento em que a empresa decidiu expandir os seus negócios, compreendeu que precisa gerar valor aos seus produtos.

Foi então que apostaram numa boa experiência de utilizador para se destacarem. Investiram numa melhoria do atendimento ao cliente e assim conquistaram bons resultados.

Conheça o perfil do seu “cliente ideal”

Provavelmente quer conquistar o maior número de vendas possível, certo? Mas para isso, é preciso focar no “cliente ideal”, ou seja, aquela pessoa que “encaixa” perfeitamente no que a sua marca quer passar. Esse perfil é chamado “persona” no marketing. 

Portanto, trace quem seria esse tipo de pessoa. Quais são as suas características e até quais são os seus gostos pessoais. Isso vai dar um panorama maior sobre quais as ações de venda a tomar.

Otimiza o tempo da equipa

Ao ter essa noção mais clara de quem é o seu “cliente ideal”, poderá economizar tempo e esforço para conquistar mais vendas. Afinal de contas, o “cliente ideal” tem maiores hipóteses de adquirir o seu produto ou serviço.

Venda qualificada é mais dinheiro no caixa

Lembra-se no início do texto quando falamos de que, se tudo estiver certo, mais vendas é igual a mais lucro? É disso que falamos.

Considerações finais

Na verdade, não há apenas uma fórmula secreta para o sucesso que possa elevar os resultados magicamente. O que existe são estratégias, que se aplicadas de forma consistente podem ajudar a capitalizar suas vendas.

Essas táticas funcionam bem em B2C e B2B. Certamente é aconselhável seguir este caminho para aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços, e ter uma boa receita.

Então, gostou do post de hoje sobre como melhorar as vendas do seu negócio? Entre em contato com a 23A para utilizar dessas estrategias e outras em sua empresa 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
plugins premium WordPress