O que é Google Shopping?

O Google Shopping é como uma vitrine onde você pode encontrar diversos produtos. É como se fosse um shopping online, mas ao invés de caminhar pelos corredores, você pode explorar os resultados na tela do seu computador ou celular.

Essa ferramenta é muito semelhante ao Buscapé e ao Zoom, que também permitem comprar produtos em diferentes lojas. A ideia é reunir num só lugar os itens que você procura, facilitando a comparação de preços, marcas e avaliações. A diferença é que, como o Google Shopping faz parte do universo do Google, você não precisa abrir várias abas diferentes para pesquisar. Os resultados são exibidos diretamente na página do Google.

Antigamente, era possível usar o Google Shopping gratuitamente, mas agora é necessário investir em anúncios patrocinados para que seus produtos sejam exibidos.

O que é o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center é uma ferramenta super útil para empresas que desejam vender seus produtos online. Com ela, você pode criar uma lista dos seus produtos para o Google Shopping, facilitando a exposição e venda dos itens. 

Isso permite que seus produtos sejam encontrados por potenciais compradores, aumentando as oportunidades de vendas. E o legal é que você pode incluir imagens, preços e títulos dos produtos, ajudando a atrair e qualificar os compradores.

Se você quiser fazer anúncios patrocinados, o Google AdWords oferece um serviço chamado “anúncios de listagem de produtos”. Com esse serviço, você reserva espaços para anunciar seus produtos e paga apenas quando alguém clica no anúncio. Esses anúncios costumam ter um retorno de investimento maior do que os anúncios de texto, pois as informações visuais e detalhadas dos produtos despertam mais interesse nos compradores.

Como os anúncios são exibidos

Quando você procura por um produto no Google, é comum observar no topo da página de busca uma seção especial. Lá, são exibidas a foto do produto, o nome, o preço e o nome da loja. Isso acontece para que o produto em questão apareça antes dos sites patrocinados, anúncios e outras páginas comuns. 

O objetivo é facilitar a escolha das pessoas, já que geralmente elas tendem a clicar nos resultados que estão mais acima na página de busca, pois têm maior visibilidade.

Quais as vantagens das extensões

Ao conseguir entender todas as extensões e analisar a que mais se encaixa no seu objetivo, logo começa a encarar os resultados.

As extensões proporcionam vantagens significativas, como o aumento do número de pessoas interessadas nos seus serviços e, consequentemente, uma ampliação do alcance do seu público.

Qual a vantagem de anunciar no Shopping

Primeiramente, é importante que você entenda que está utilizando a maior plataforma de busca do mundo. Aparecer nos primeiros lugares do ranking dentro do seu nicho é extremamente importante para o mercado.

Além de anunciar no Google Shopping, é essencial que sua página de destino, onde ocorrerá a compra, seja intuitiva, segura e leve. Todos os clientes que procurarem pelo produto que você oferece devem ter uma ótima experiência de compra. Isso aumentará significativamente a probabilidade deles retornarem e adquirirem mais produtos da sua loja.

Outra vantagem é que você pode definir o custo por clique (CPC) na plataforma. Isso dá-lhe mais controle sobre o valor investido e o retorno obtido. Essa ferramenta também auxilia na compreensão dos seus anúncios, permitindo identificar eventuais erros que estejam sendo cometidos.

Conversão no Google Shopping

A taxa de conversão é o indicador que mostra quantas pessoas, em porcentagem, visitaram a página e realizaram uma compra do produto. É uma métrica essencial para entender o desempenho das vendas. Para calcular sua taxa de conversão, basta dividir o número de vendas pelo número de visitantes e multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, se você teve 100 visitas em seu site e realizou 45 vendas, sua taxa de conversão será de 45%.

A taxa de conversão é uma métrica muito relevante, pois permite avaliar o valor que você está investindo em relação ao retorno obtido.

Como criar o Google Shopping?

São necessários alguns passos para conseguir colocar o seu produto rodar dentro do Google Shopping.

1º Passo: Bom, inicialmente é necessário que você faça um login na sua conta do Google ADS. Após isso, no menu de páginas à esquerda clique em Campanhas.

2º Passo: Clique no botão de adição e depois em Nova campanha.

3º Passo: Ao escolher o tipo de campanha clique shopping, e depois em próximo

4º Passo: Após isso escolha suas preferências;

  • Nome de campanha: Esse é o nome dado para sua campanha para achar ela depois.
  • Comerciante: Selecione a conta do Google Merchant Center com os produtos que você quer anunciar. Caso não veja contas aqui, primeiro você precisará vincular suas contas do Google Merchant Center e do Google Ads. Após a criação da campanha, não é possível alterar o nome do comerciante.
  • País de venda: Selecione o país onde seus produtos vão ser vendidos.
  • Filtro de inventário: Essa configuração é necessária somente se você quiser limitar o número de produtos usados na sua campanha.
  • Lances: Selecione o tipo de lance para usar na sua campanha.
  • Orçamento diário: Selecione a quantia que você quer gastar com essa campanha.
  • Prioridade da campanha: Essa configuração só é necessária quando você anuncia o mesmo produto em várias campanhas para o mesmo país de venda. A prioridade da campanha determina qual orçamento deve ser usado quando os produtos são anunciados em mais de uma campanha.
  • Redes: Por padrão, as campanhas do Shopping exibem anúncios nestes lugares: Rede de pesquisa do Google, Parceiros de pesquisa do Google, YouTube, Gmail e Google Discovery na Rede de Display
  • Dispositivos: Por padrão, os anúncios podem ser exibidos em qualquer dispositivo, incluindo computadores e dispositivos móveis.
  • Locais: Use essa configuração para limitar os lugares onde os anúncios são exibidos para locais específicos.
  • Anúncios de inventário local: Essa configuração é necessária somente se você quiser que sua campanha do Shopping inclua produtos vendidos em lojas locais. Para anunciar produtos locais, você precisará enviar os dados desses produtos para o Google Merchant Center.

5º Passo: Clique na opção salvar e continuar.

6º Passo: Em seguida, escolha o tipo de grupo de anúncios que você quer criar:

  • Anúncios do produto no Shopping: Eles são anúncios de produtos individuais, criados automaticamente usando as informações da sua conta do Merchant Center.
  • Anúncios de demonstração no Shopping: Eles são vários produtos relacionados agrupados num único anúncio.

7º Passo: Para criar seu primeiro grupo de anúncios, insira algumas informações.

Nome do grupo de anúncios; Digite um nome para o grupo de anúncios. Ele será usado-lhe encontrar o grupo de anúncios posteriormente.

Lance; Digite o lance para o grupo de anúncios. Após a criação do grupo de anúncios, esse lance é aplicado ao primeiro grupo de produtos no grupo de anúncios: “Todos os produtos”.

8° Passo: Clique na opção salvar. Você será direcionado para a página de grupos de produtos. Nela, verá o grupo “Todos os produtos” da campanha. Subdivida os produtos em mais grupos para definir lances mais específicos.

Parabéns, seu Google Shopping está pronto! Agora é só aproveitar todas as incríveis funcionalidades que essa ferramenta oferece.

Conclusão

Essa ferramenta é realmente incrível e pode ser um grande impulsionador das vendas no seu site. É importante perceber que, mesmo que você invista no Google Shopping, se a página de destino não for atraente, clara e segura, não terá um resultado satisfatório. Portanto, antes de decidir investir nessa plataforma, é essencial avaliar se a jornada do usuário até a compra é eficiente e já está trazendo resultados.

A ótima notícia é que mesmo se o seu site não estiver funcionando bem e você ainda não estiver pronto para investir no Google Shopping, há maneiras de melhorar essa situação e, em seguida, aproveitar essa incrível ferramenta para aumentar a visibilidade.

Com todas essas melhorias e seus anúncios alcançando um público maior, é muito provável que suas vendas aumentem significativamente. Para uma loja online, não há limites para o alcance.

Se você estiver precisando de ajuda, pode contar com a equipa da 23A Digital. Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo com o Google Shopping, tornando tudo mais fácil e humanizado para você.

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