Quando se trata de negócios, entender a diferença entre preço e valor pode ser essencial para obter resultados positivos – tanto financeiramente quanto em termos de crescimento da marca.
Já se perguntou por que alguns clientes escolhem ir a uma loja mais distante ou esperar mais tempo por um serviço específico? Ou por que esperam por promoções específicas em produtos? Isso acontece porque o preço representa o dinheiro que um cliente irá gastar em seu produto, enquanto o valor está relacionado à qualidade e às expectativas que eles têm em relação ao que estão comprando.
No entanto, neste post vamos além dos conceitos básicos de preço e valor e exploramos como essa distinção pode afetar seu negócio. Então, se você quer começar a aplicar esses conceitos em sua empresa hoje mesmo, continue lendo!
Como determinar o preço do produto ou serviço
Primeiramente, quando se trata de precificar seu produto ou serviço, é importante levar em consideração o que você vende ou oferece. Por exemplo, se você revende um produto, pode optar por vendê-lo por um valor diferente para cobrir os custos e ter lucro.
Por outro lado, se você produz o produto, terá que considerar os custos com a matéria-prima, tempo de produção, energia, água e outros fatores que podem impactar no preço final.
Alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de definir o preço são: o custo da produção, os custos de terceiros envolvidos na produção, a margem de lucro desejada, tributos e impostos e os preços praticados pela concorrência.
Além disso, é importante lembrar que o preço do seu produto ou serviço não é fixo e pode ser influenciado por fatores externos, como a situação econômica do mercado. Então, é preciso estar sempre atento e disposto a ajustar o preço conforme as demandas do mercado.
O que é valor?
Você já parou para pensar sobre o valor do seu serviço? Ele vai muito além do preço que você cobra pelos seus serviços. Na verdade, o valor está diretamente ligado à qualidade do seu trabalho e à forma como você entrega essa qualidade aos seus clientes.
Um exemplo disso é quando um cliente escolhe esperar na fila para cortar o cabelo com um determinado barbeiro, mesmo sabendo que terá que esperar mais tempo. Isso acontece porque ele sabe que será bem recebido, terá um ótimo atendimento de um barbeiro que já conhece seus gostos e ainda estará em um ambiente atrativo.
Tudo isso é resultado do valor que o trabalho desse barbeiro representa. Ele se destaca pela qualidade de entrega e pela satisfação dos seus clientes, que estão dispostos a pagar mais e esperar mais tempo pelo serviço prestado. Portanto, lembre-se que o valor do seu trabalho está diretamente ligado à forma como você entrega qualidade e supera as expectativas dos seus clientes.
Como aumentar o valor percebido do produto ou serviço?
Agora que você já sabe o que é valor podemos te dar dicas de como aumentar o seu, mas lembre-se que não é apenas subir o preço de um produto, é criar uma experiência completa ao cliente.
Vamos lá!
Quando se trata de oferecer serviços, a qualidade é fundamental. Seus clientes precisam confiar que o investimento em seu serviço valerá a pena, e isso só pode ser alcançado trabalhando com produtores de qualidade. Portanto, certifique-se de que seus serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade.
Além disso, é importante conhecer a margem de preços praticada pelos seus concorrentes e nivelar seus preços em relação a eles. Embora o valor não seja necessariamente o preço, é crucial entender como os preços se comportam em seu mercado para garantir que você esteja oferecendo um valor justo para seus clientes.
Não se esqueça de dar feedback aos clientes e entregar seus serviços ou produtos de maneira satisfatória. Isso ajudará a construir um relacionamento duradouro com seus clientes e garantirá que eles voltem a fazer negócios com você no futuro.
Por fim, ao definir o valor do seu serviço, é essencial pensar na experiência do cliente como um todo, desde o primeiro contato até a conclusão da compra. Com essas considerações em mente, você poderá mensurar com precisão o valor do seu negócio e garantir a satisfação do cliente.