Saiba o que é um Lead e o seu significado no Marketing Digital

No marketing digital, existem muitos termos originários do inglês que podem confundir aqueles que estão apenas a começar. Um desses termos é “lead“. Com múltiplos significados em inglês, essa palavra é usada para designar pessoas que já demonstraram interesse num produto.

Neste artigo, irá descobrir o que é um lead, a sua importância, como criá-los e qual a melhor forma de geri-los.

O que é um lead?

Entende-se por lead um utilizador que entrou em contacto e demonstrou algum interesse no seu produto, serviço ou conteúdo. Um lead pode ser obtido através de:

  • Contacto telefónico
  • Captura de e-mail
  • Comentários em publicações
  • Visitantes que entram na sua loja física

Apenas é considerado um lead aquele que fornece alguma forma de contacto para que possa dar seguimento à relação.

Saiba como atrair leads para sua empresa na internet

Existem vários métodos para atrair novos contactos para a sua equipa de vendas. No entanto, antes de iniciar, é necessário determinar qual a estratégia a aplicar.

As formas mais comuns incluem:

  • Campanhas patrocinadas no Google Ads
  • Campanhas patrocinadas em redes sociais
  • Criação de conteúdo em blogs
  • Vídeos no YouTube

Saiba o que é Lead Scoring

O Lead Scoring é um termo utilizado para medir o “calor” do lead. Uma pontuação alta indica que é o momento ideal para a sua equipa de vendas tentar fechar uma venda. Caso a pontuação seja baixa, é necessário realizar um trabalho para aquecer o lead antes de o encaminhar para a equipa comercial.

Intenção de procura do lead

Nem todos os utilizadores/leads que pesquisam na internet têm a intenção de efetuar uma compra. No entanto, é possível trabalhar estrategicamente para compreender em que fase do “funil de vendas” se encontra o lead.

O que é funil de vendas

O funil de vendas é um conceito adotado no Marketing Digital para compreender a intenção ou situação atual de um lead.

Em geral, o funil de vendas é dividido em três categorias:

  • Topo de funil: utilizadores que não têm consciência da necessidade e não têm intenção de compra.
  • Meio de funil: utilizadores que têm consciência da necessidade, mas ainda não estão prontos para efetuar a compra.
  • Fundo de funil de vendas: utilizadores que têm consciência da necessidade e estão à procura de empresas para efetuar a compra.

Como converter utilizadores de “topo de funil” para o “Fundo do funil de vendas”

A estratégia adotada no marketing digital é o “Inbound Marketing”, que consiste em criar necessidades nos utilizadores através de material persuasivo, levando-os à aquisição dos produtos ou serviços.

Dicas para gerenciar melhor seus Leads

Utilize Ferramentas para Otimizar o trabalho

Precisa dedicar-se a cuidar da sua audiência da forma correta. Existem várias ferramentas no mercado desenvolvidas especialmente para gerir a audiência (algumas delas com planos gratuitos).

Tenha regularidade

Deixar a sua audiência sem notícias suas por muito tempo é como pedir para que se esqueçam de si. Enquanto desaparece, existem centenas de concorrentes que surgem para eles. Lembre-se de construir e manter um relacionamento com a sua base.

Gere conteúdo de valor

Compreender o seu público-alvo e criar conteúdos que realmente contribuem é fundamental no seu planejamento. Caso contrário, as suas mensagens não serão abertas ou podem até causar rejeição em relação à sua marca.

Saiba que um lead perdido e como resgatá-lo

Um lead perdido é alguém que, de repente, deixou de interagir com a sua empresa. Percebe-se que os e-mails não foram abertos, não houve resposta e nenhuma ação por parte desse contacto.

Vale a pena resgatá-lo, tendo em vista que, na maioria das vezes, a pessoa tem interesse em comprar, mas não estava pronta naquele momento. Uma nova abordagem num momento mais oportuno pode fazer com que ela se lembre da sua empresa e queira aproveitar a oportunidade. Basta saber como fazer essa abordagem, sendo criativo e dinâmico.

Conclusão

Agora que sabemos o que é um lead, como conquistá-los e mantê-los engajados até ao fundo do funil, também compreendemos que, antes de se tornarem clientes, todos os consumidores são leads entrando no funil. Por isso, é tão importante plantar e alimentar a sementinha do engajamento com cada um deles através de diversos canais.

O marketing digital consiste em diversas estratégias. Pode sentir-se perdido, mas não pode, de forma alguma, deixar de trabalhá-lo.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo.  Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a 23A Digital. Estaremos felizes em ajudar!

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