Saiba o que é conversão no Marketing Digital?

Conversão é um termo usado no marketing digital para indicar uma ação realizada por quem visita o seu website. Essa ação pode ser uma compra, uma inscrição em newsletter, o download de um e-book ou mesmo a visualização de uma página. 

Em resumo, a conversão é uma forma de avaliar se os métodos que está utilizando no marketing funcionam corretamente.

Por que é importante mensurar conversões?

Analisar as conversões é importante para saber se a sua estratégia de marketing está funcional ou não. Com as conversões pode também realizar vários ajustes finos com intuito de potencializar o que está dando certo.

Tipos de Conversão

As conversões podem ser definidas por você e temos diferentes tipos:

Cliques no anúncio

Essa conversão é medida através da quantidade de cliques obtidos nos seus anúncios.

Preenchimento de Formulários

Neste formato as conversões são determinadas pelo volume de formulários preenchidos no website, landing page ou anúncios de formulários. 

Vendas

Contabilizado por compras realizadas no website ou na loja física.

Acessos na sua página

O número de pessoas que acessaram o website.

Visualização de página até o final (scrool)

O número de pessoas que acessaram o website e rolaram até a parte final da página.

Como são capturados os dados de conversão

As tags de conversão são etiquetas instaladas nos sites que têm como principal função registar o acesso dos visitantes e os resultados das conversões. Estas etiquetas são de grande ajuda para as equipas de marketing, pois auxiliam na análise de métricas, resultados de campanhas e ações.

Com as tags é possível analisar o tempo que os utilizadores passaram na página, as ações que executaram e em que momento saíram. Isso é muito útil para compreender os problemas do seu funil de vendas e melhorá-lo diariamente.

Principais Tags de monitoramento

Tag Manager

Essa tag é fundamental para criação da segmentação de campanhas de anúncios do Google Ads, sendo usada para acompanhar cada conversão.

                                 Clique aqui para ir ao site do tag manager

Google Analytics

Essa ferramenta registra dados como data, horário, região e qual tipo de dispositivo o site foi acessado. É fundamental para entender o público que acessa o seu site.

                            Clique aqui para ir ao site do Google Analytics

Pixel Facebook

O pixel é um código extraído do Facebook e inserido no sítio web. Essa ferramenta possibilita o rastreamento completo das ações dos utilizadores dentro da sua página.

                            Clique aqui para ir ao site do Pixel Facebook

Google Search Console

Ferramenta integrada ao Analytics. Os relatórios dessa ferramenta são responsáveis pelas informações sobre o tráfego de pesquisa orgânica, como o número de vezes em que sítio web aparece nos resultados, engajamento, taxas de conversão e rejeição.

                       Clique aqui para ir ao site do Google Search Console

Como Calcular a Taxa de Conversão

Para perceber se os métodos que usa para converter visitas em leads têm sucesso, existe um cálculo simples a ser feito.

Suponhamos que tem estes números:

  • Visitantes: 5.000
  • Conversões: 50

Para calcular as conversões, basta dividir o número total de conversões pela quantidade de visitantes. Assim, 50/5.000 = 1% de conversões.

Embora seja um cálculo fácil, não é necessário fazê-lo manualmente. A própria ferramenta Google Analytics consegue realizar esses cálculos e fornecer-lhe a taxa de conversão correta.

Como Otimizar a taxa de conversão

Para otimizar a sua taxa de conversão, deve ter em mente que oferece um serviço essencial para aqueles que procuram. Por isso, é importante que a oferta não seja apenas de um produto, mas sim de uma solução para uma dor específica ou até mesmo uma transformação de vida.

Landing Pages

Landing pages são páginas específicas desenvolvidas para obter ações de conversão bem objetivas. Exemplo comum é capturar o e-mail.

Otimize e teste Os CTAs (botões de ação) da sua página

Call to action significa “chamada para ação”. É o convite final que o lead recebe para converter. Apenas com essa frase já é possível compreender a importância de um bom CTA, não é verdade?

Por isso, é necessário inserir o CTA em um local estratégico e no momento certo. Outro detalhe importante é a cor dos botões de CTA, pois algumas cores convertem mais do que outras.

Gatilhos Mentais

Ter uma boa taxa de conversão requer uma boa persuasão. Os gatilhos mentais despertam a curiosidade e captam a atenção das pessoas, por isso são amplamente utilizados em páginas de destino.

Remarketing

Nessa função, clientes que tenham realizado uma compra ou não tenham realizado nenhuma ação receberá e-mails e anúncios novamente, para incentivá-los a finalizar a conversão. Essa é uma poderosa ferramenta de “lembrete” e pode fazer com que as pessoas retornem ao website e convertam.

Público Alvo – Persona

Para converter, é necessário conhecer o público-alvo e ter personas bem definidas. Todas as comunicações devem ser pensadas para o seu público-alvo, daí a importância de conhecê-lo bem.

Conclusão

A conversão é a base do sucesso de qualquer negócio, seja ele presencial ou online. Existem inúmeras estratégias e ferramentas disponíveis para gerenciar as ações no marketing digital. Utilizadas corretamente, elas podem transformar o seu negócio.

Se você precisar de ajuda, pode contar com a equipe da 23A Digital. Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo de posicionamento no Google, tornando tudo mais fácil e personalizado para ti.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
plugins premium WordPress