Marketing de Relacionamento: Fidelizando clientes e impulsionando seu negócio

Sabia que conquistar um novo cliente custa de 5 a 10 vezes mais do que manter um cliente existente? E que, em média, 80% do faturamento de uma empresa vem de clientes fiéis?

É por isso que o relacionamento é crucial para a sua marca e precisa ser cultivado com carinho para gerar lucros.

A seguir, falaremos sobre o que é Marketing de Relacionamento e por que ele é tão importante para o seu negócio. Vamos lá:

O que é Marketing de Relacionamento?

No Marketing de Relacionamento, o consumidor é colocado no centro de todas as estratégias e atividades de comunicação corporativa. O foco está na satisfação das necessidades do cliente, ou seja, em ouvi-lo atentamente.

Diferenças entre Marketing de Relacionamento e Marketing Tradicional

No Marketing de Relacionamento, o diálogo constante com os clientes é essencial para construir relacionamentos sólidos pautados em confiança e lealdade. Ao contrário do modelo unilateral do Marketing Tradicional, onde a empresa está no centro, o Marketing de Relacionamento coloca o cliente como protagonista.

Enquanto o Marketing Tradicional visa criar valor e atender às exigências de um segmento de mercado específico, seguindo os princípios dos 4P (Produto, Preço, Praça e Promoção), o Marketing de Relacionamento vai além.

Nesta abordagem, a empresa esforça-se por compreender profundamente os seus clientes, adaptando os seus produtos, serviços e estratégias de comunicação às necessidades individuais de cada cliente. A personalização é fundamental para criar conexões duradouras.

O que é CAC (Custo de Aquisição do Cliente)?

O Custo de Aquisição do Cliente representa o investimento necessário para atrair novos clientes para o seu negócio. Entender quanto precisa gastar para adquirir um único novo cliente é fundamental para planear o orçamento de marketing e expandir os seus negócios.

Apesar de ser chamado de custo, é melhor encará-lo como um investimento. O CAC não deve ser considerado uma despesa, mas sim um investimento necessário para obter resultados. Afinal, é impossível conquistar novos clientes sem investir tempo e dinheiro.

Como calcular o CAC?

Para a maioria das empresas B2B, o CAC é determinado por dois fatores principais:

Os custos de geração de leads (geralmente relacionados a despesas de marketing e ferramentas necessárias).

Os custos de conversão de leads em novos clientes (incluindo as horas dedicadas ao acompanhamento e qualificação dos leads e todos os custos relacionados).

Uma maneira simples de calcular o CAC é agrupar as despesas totais de vendas e marketing num determinado período e dividir pelo número total de novos clientes.

Reduzindo o CAC

Reduzir o valor do CAC significa gastar dinheiro com mais eficiência e obter retornos mais elevados em termos de lucro. Isso pode ser alcançado com várias melhorias, como focar na lealdade do cliente, já que um cliente satisfeito tende a comprar novamente.

Após calcular o CAC da sua empresa, pode compará-lo a outras métricas de negócios importantes e fazer considerações mais sérias sobre as suas campanhas de marketing, vendas e atendimento ao cliente

Considerações finais

Com o avanço da web, o marketing tem-se tornado cada vez mais um marketing de relacionamento, onde o consumidor está no centro e precisa ser ouvido. Graças às ferramentas de marketing digital e web, é possível criar um marketing de relacionamento personalizado, medindo a satisfação de cada cliente e oferecendo soluções adequadas às suas expectativas.

Caso esteja a considerar migrar para o marketing de relacionamento, não hesite em entrar em contacto com a 23A Digital. Estamos aqui para ajudá-lo nesta transição e oferecer todo o suporte necessário.

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