4 dicas para melhorar o posicionamento da tua empresa no Google!

O Google é a principal ferramenta de pesquisa para utilizadores que desejam encontrar uma empresa ou serviço em todo o mundo. Sendo responsável por 94% de todo o tráfego orgânico da Internet, deve ser utilizado por empresas e prestadores de serviços como uma ferramenta adicional para impulsionar o negócio.

Num vasto oceano de concorrência, os consumidores podem ficar indecisos sobre qual profissional ou empresa escolher. E uma das principais tendências atuais é pesquisar no Google durante o momento de tomada de decisão de compra.

Existem algumas estratégias essenciais para qualquer negócio conseguir alcançar os primeiros lugares no ranking do Google, ou seja, aparecer com maior destaque nas pesquisas dos utilizadores. Entre as medidas mais importantes, na 23A, selecionamos algumas dicas às quais todo empreendedor deve prestar atenção. Confira:

1 - Otimize o seu Website​

Tempo para obter resultados - Médio prazo

Website 23A Digital

O objetivo do Google é fornecer as melhores respostas aos utilizadores/pesquisadores. Isso significa que o teu website precisa ser a melhor resposta para os teus produtos e serviços para aqueles que fazem pesquisas. Abaixo estão alguns critérios adotados pelo Google para posicionar o teu website nos motores de busca:

Utilize Palavras chaves relacionadas às pesquisas

Se trabalha com algum produto ou serviço que possui vários termos técnicos, mas os utilizadores tendem a pesquisar de forma mais “simples”, é importante adequar a comunicação do seu website.

*Dica de ferramenta – O Planeador de Palavras-chave do Google Ads.

Com esta ferramenta, é possível pesquisar várias palavras-chave e termos, e descobrir se as palavras-chave que utiliza realmente têm um volume de pesquisa na sua região.

Melhore a usabilidade do seu website

Vou fazer-lhe algumas perguntas:

  1. Sabe quanto tempo os utilizadores ficam em cada página do seu site?
  2. Qual é a página de entrada?
  3. Qual é a página de saída?
  4. O botão de ação funciona?
  5. Qual é a taxa de rejeição?

O Google analisa essas e outras métricas para determinar se o seu website é útil para os utilizadores.

Ao otimizar o layout das páginas e personalizá-las, os utilizadores tendem a permanecer mais tempo, interagindo com o seu website, e consequentemente o Google entenderá que ele é uma boa resposta para o que estão procurando.

Dica de ferramenta:

  • Google Analytics – A principal plataforma de métricas de comportamento dos utilizadores.
  • Hotjar – Uma ferramenta que grava a tela dos utilizadores e mapeia os principais pontos de acesso no website.

Otimize a velocidade de abertura

Website 23A Digital

Provavelmente, quando acede a um website e ele demora mais de 2 segundos a abrir, fecha e procura outro resultado. Certo?

Nem você, nem o Google gosta disso! Por isso, o seu website precisa alcançar a máxima velocidade de navegação. Para isso acontecer, o seu website precisa ser otimizado em várias áreas:

Hospedagem (banco de dados) Tamanho das imagens Eliminar páginas pouco relevantes e sem acesso.

Dica de ferramenta:

  • PageSpeed Insights – Uma ferramenta gratuita do Google que permite testar a velocidade do seu website. Completamente grátis!

Configure corretamente Meta Tags e Meta Description

Exibicao nas pesquisas do Google - 23A Digital

Cada página do seu website precisa ser otimizada para as pesquisas. São essas páginas que aparecem em destaque nos resultados de pesquisa quando os utilizadores fazem pesquisas no Google.

Personalizar as tags e descrições do seu website individualmente, conforme as informações da página correspondente, é extremamente relevante para melhorar o posicionamento do seu website.

Dica de ferramenta:

  • Woorank – Pode ser instalado no seu navegador e permite pesquisar por páginas individuais.
  • Google – Utilizando o comando “site:meudominio” na pesquisa do Google, ele irá mostrar todas as páginas indexadas, títulos e descrições das tags.

2 - Invista no Google Ads - Links patrocinados

Tempo para obter resultados - Rápido

Gestão de campanhas patrocinadas Google Ads

O Google Ads é a plataforma do Google para realizar anúncios em pesquisas, sites parceiros e YouTube. Sem dúvida, é a maneira mais rápida e uma das mais concorridas para chamar a atenção dos pesquisadores. Aqui estão algumas dicas de boas práticas no Google Ads:

Foco nas palavras-chave

Lembre-se sempre de “Ser a melhor resposta para os utilizadores”!

Não adianta querer vender um “sofá” se colocar nas pesquisas “estofados”. Fazer com que os anúncios correspondam ao que os utilizadores pesquisaram é uma regra básica no Google Ads.

Melhore a página de destino das suas campanhas (website ou landing page)!

O utilizador que pesquisa o termo “Reparação de máquina de lavar roupa” não pretende ser redirecionado para uma página que fala de “Reparação de centrifugadoras”.

Dica importante!

Se estes 3 pontos abaixo estiverem em sintonia, as hipóteses de sucesso das suas campanhas e anúncios são muito maiores.

Palavra-chave – “Reparação de máquina de lavar roupa” Anúncios – “Reparamos a sua máquina de lavar roupa” Página de destino – www.meusite.com\reparação-de-maquina-de-lavar 

*Dica de ferramenta:

  • Google Ads – Plataforma para criar campanhas
 

3 - Google Meu Negócio

Tempo para obter resultados - Rápido

Escritório 23A Digital no Brasil

O Google My Business (Google meu negócio) permite que a sua empresa apareça no Google para utilizadores que realizam pesquisas próximas à sua empresa e para qualquer utilizador que procure informações.

No entanto, a sua empresa precisa ser relevante para os utilizadores. Isso significa que não basta apenas registar-se no Google My Business. É necessário tornar a sua empresa “uma boa resposta para os utilizadores” (relevante).

Aqui estão algumas dicas para otimizar o seu perfil do Google My Business:

Atualize as informações da sua ficha

O primeiro passo é incluir e organizar as informações da sua empresa. Preencha o máximo de informações possíveis da sua empresa. Atualize com datas de feriados e datas comemorativas.

Solicite avaliações e comentários

As avaliações são como o “passa palavra online”. Peça aos seus clientes para escreverem comentários e avaliações sobre a sua empresa. Isso certamente contribuirá significativamente para melhorar o posicionamento da sua empresa no Google.

 

Cadastre produtos e serviços

Na sua ficha do Google My Business (Google meu negócio), existe um espaço para categorizar e incluir os seus produtos e serviços. Neste espaço, também pode adicionar links para as páginas correspondentes do seu website.

4 - Crie um Blog e crie conteúdo relevante

Tempo para obter resultados – Médio prazo

Conteúdo de Blog

Imagine quantas vezes os seus clientes lhe fizeram perguntas simples que começam com “Qual, O que e Como”. Agora, pense em quantas pessoas pesquisam por esses termos na sua cidade, estado e a nível nacional no Google.

O blog permite que a sua empresa seja posicionada para termos de “cauda longa” e que ganhe mais visibilidade e, consequentemente, mais clientes.

(Conteúdo Bônus) 4 Dicas para posicionar seu blog no Google:

1. Seu website precisa ser otimizado

De nada adianta escrever o melhor conteúdo se o seu website não estiver otimizado para os utilizadores. Utilize o primeiro tópico como base para trabalhar na página.

2. Crie conteúdo relevante

Escreva ou contrate redatores (23A Digital realiza esse seviço) que escrevam um conteúdo autêntico e gere valor real para os utilizadores. 

3. Publique regularmente

Crie um cronograma e publique regularmente no Blog. O Google reconhece e procura dar vantagem para empresas que publicam regularmente.

4. Analise os resultados

Análise com Google Analytics

Não adianta realizar todo esse trabalho e, no final, não obter resultados, certo? Acompanhe regularmente o desempenho dos conteúdos e o tráfego nas suas páginas. Atualize regularmente aquelas que não tiveram bons resultados e procure melhorar cada vez mais.

*Dica de ferramenta:

  • Gerenciador de Palavras-chave do Google – Permite pesquisar várias palavras-chave e termos, além de fornecer informações sobre o volume de pesquisa nas sua região.
  • Answer The Public– Permite verificar termos de pesquisa para conteúdos de “cauda longa” e variantes de temas.
  • SEMRUSH – Ferramenta de SEO que possibilita monitorizar palavras-chave, posicionamento e a concorrência.

Considerações finais

Se chegou até aqui deve ter percebido que para posicionar a sua marca no Google precisará somar várias estratégias de marketing digital para alcançar este objetivo. 

Dicas em tópicos:

  1. Realize primeiro o básico (Google Meu Negócio, crie e otimize o seu website)
  2. Diversifique os canais de divulgação nas pesquisas
  3. Caso tenha ficado confuso procure um profissional.
  4. Tenha paciência! Resultados na parte orgânica no Google podem demorar até 4 meses ou até mais para chegar.

 

Se você estiver precisando de ajuda, pode contar com a equipe da 23A Digital. Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo com o posicionamento no google, tornando tudo mais fácil e humanizado para você.

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