Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: Qual a Melhor Opção?

O marketing digital envolve inúmeros parâmetros e estratégias para fazer a gestão de uma marca na internet. 

Um desses parâmetros é o tráfego. Tráfego é o conjunto de visitas dos utilizadores no seu site. Esse tráfego pode vir naturalmente ou pode ser adquirido investindo dinheiro para ele acontecer. 

Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre tráfego orgânico e pago e qual é a melhor opção para o seu negócio. 

O que é Tráfego Orgânico ?

O TRÁFEGO ORGÂNICO é o tráfego (número de visitantes) que acontece de forma natural e espontânea. 

Exemplo: Um utilizador faz uma pesquisa na internet por determinado produto ou assunto e encontra uma página do seu site sem ser num link de campanha paga. 

Algumas maneiras e ferramentas para acompanhar o tráfego orgânico são:

GOOGLE – Google Search Console, Google Analytics, Google My Business, SEMRUSH e Worrank.

REDES SOCIAIS – Insights da página do Facebook, Reportei e Dashgoo.

Painel Search Console do Google – Mapeamento de acessos orgânicos .

Vantagens de investir em tráfego orgânico:

Investimento relativamente baixo – O custo por clique de investir em tráfego orgânico torna-se cada vez mais baixo ao longo do tempo quando o trabalho desenvolvido e os acessos começam acontecer. 

Desvantagens do tráfego orgânico

Tempo de resposta – A partir do momento em que se inicia o trabalho de SEO os resultados podem levar vários dias ou até meses para surgirem efeitos. 

O que é Tráfego Pago ou Patrocinado?

TRÁFEGO PAGO OU PATROCINADO são os acessos de utilizadores que chegam ao website, contato ou rota por meio de compra de exibição. Ou seja, que em estão a ser pagos para serem exibidos

Alguns exemplos de ferramentas de tráfego pago:

  • Google Ads
  • Facebook e Instagram Ads
  • LinkedIn Ads
  • Youtube Ads

Vantagens de investir em tráfego pago:

Rápido retorno – Como as campanhas são pagas, as ferramentas tendem a acelerar a exibição das campanhas e dos anúncios.

Desvantagens do tráfego pago:

Verba disponível – É fundamental que para a campanha ser veiculada, seja investido dinheiro e, por vezes, o investimento precisa ser feito em dólares. Algumas empresas têm como opção pagamento a caderneta bancária no método pré-pago, mas, na grande maioria, a transação será realizada por cartão de crédito. 

Pagar por tráfego é ilegal?

Não, o tráfego pago não é ilegal. É perfeitamente possível pagar para que um anúncio se mantenha nas primeiras posições entre os resultados de uma pesquisa. No entanto, há algumas categorias que podem ser censuradas pela moderação das plataformas. 

Como é o caso, por exemplo, de propaganda para divulgação de conteúdos sexuais, emagrecedores, etc.

Qual o melhor, o tráfego pago ou o tráfego orgânico?

A melhor estratégia é aquela que combina o tráfego orgânico e o tráfego pago. 

É preciso pensar a longo prazo desde o início das atividades, pois o tráfego orgânico trará resultados a partir de determinado momento. Ao mesmo tempo, para fazer as vendas aumentarem, o tráfego pago é capaz de alavancar a empresa já nas primeiras semanas. 

Então, temos um conjunto de estratégias que quando aplicadas da forma correta, complementam-se uma à outra. Além disso, a diversidade de tráfego é boa para o website, o que faz com que o orgânico melhore também.

Folha de cálculo do tráfego pago (Facebook Ads ou Google Ads)

Abaixo está uma projeção de tráfego pago e geração de leads. Nota-se que se não houver reajuste de investimento ao longo do tempo dificilmente teremos evolução na aquisição de leads.

Como melhorar o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico precisa de outra estratégia, chamada SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Pesquisa). O Google possui uma série de requisitos mínimos para identificar um website como bom e fidedigno.

O objetivo do SEO é fazer com que o website alcance esses requisitos em pouco tempo e com maiores chances de sucesso. Entretanto, como foi dito antes, este é um trabalho feito a longo prazo. 

Demora sempre alguns meses até que o Google comece a reconhecer o seu website, mesmo dentro de todos os parâmetros. Então, a dica para melhorar o tráfego orgânico é investir em SEO.

Como melhorar o tráfego pago?

O tráfego pago ignora as questões estruturais do seu website e o coloca entre os primeiros resultados. Mas isso não quer dizer que não é preciso uma preocupação com a estrutura do seu website.

Se um utilizador entrar no seu site e não gostar do que vê, ele sai e o orçamento daquele clique fica desperdiçado. Então, para melhorar o tráfego pago é preciso:

– Ter um site bonito e agradável;

– Ser responsivo (adaptado para dispositivos móveis);

– De fácil leitura e assimilação visual;

– Possuir as melhores palavras-chave no Google Ads que correspondem à pesquisa;

– Ser programado corretamente para o público-alvo dos anúncios.

Preciso de ajuda. O que eu faço?

Não se preocupe! Você não precisa fazer tudo sozinho. Na verdade, a maioria das empresas procuram ajuda profissional para obter bons resultados. 

Para dar resultados, o trabalho de marketing digital não pode parar, mesmo no meio de todas as atividades que são desenvolvidas diariamente. Por isso, tanto para o tráfego orgânico quanto para o tráfego pago, a melhor opção é sempre contar com ajuda profissional. 

Ambos os métodos de tráfego possuem vantagens e desvantagens. O tráfego orgânico é lento, porém garante uma audiência fiel e engajada. O tráfego pago exige investimento financeiro, no entanto traz grandes resultados num curto período de tempo. 

O ideal é combinar as duas estratégias, sempre a testar as campanhas que funcionam e as que não correm tão bem assim. Desse modo é possível adaptar a comunicação ao longo do tempo e torná-la cada vez mais assertiva. 

Independentemente do tráfego ser orgânico ou pago, a qualidade dos conteúdos e ofertas devem ser mantidos. Lembre-se sempre disso. 

A 23A Digital é uma agência de marketing digital com experiência, que oferece qualidade e resultados comprovados. 

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Espero que este conteúdo tenha ajudado!

Ass. Fábio F. Dias!

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