O que é o Youtube ADS e como anunciar

O Youtube é uma das plataformas de vídeo de maior alcance no mundo, por isso publicar anúncios nela é uma estratégia fundamental para o marketing digital. O marketing no Youtube é um fator determinante nas estratégias das empresas que procuram ter uma forte presença online.

O que é o Youtube ADS?

É um serviço de média paga que as empresas têm para publicar publicidade na plataforma, inserindo anúncios no meio dos vídeos para que os utilizadores os vejam. Com os anúncios segmentados você consegue chegar a atingir exatamente o público que deseja.

O Youtube ADS faz parte do Google ADS, e é por lá que se faz o planeamento das campanhas, configuração de público, ajuste de orçamento e acompanhamento das métricas. Esta ferramenta é muito utilizada e traz uma dinâmica diferente para as marcas que a utilizam. 

Quais vantagens de anunciar no Youtube ADS?

Segundo a pesquisa State Of Marketing Report de 2020, da HubSpot, foi constatado que os vídeos foram o formato mais usado nas estratégias de conteúdo, à frente, inclusive, de blogs e infográficos.

A HubSpot, divulgou outros dados referentes ao marketing:

  • 87% disseram que vídeos ajudaram a aumentar o tráfego nos sites;
  • 80% afirmaram que as peças tiveram uma influência direta nas vendas;
  • 83% apontaram que Youtube traz bons resultados;
  • 83% têm planos de usar o Youtube futuramente.

A pesquisa também mostrou que a plataforma conta com 2 biliões de utilizadores mensais, que consomem mais de 1 bilião de horas de conteúdo a cada dia.

Quais os tipos de anúncio do Youtube?

O Youtube possibilita a publicação de diversos formatos de anúncios, com duração variada e para diferentes objetivos. Assim é possível criar o anúncio ideal para lembretes, ofertas, promoções, lançamentos, vendas, etc. durante ou no início do vídeo.

Anúncio breve

Anúncio breve ou Bumpers são de curta duração, de seis segundos ou menos, exibidos antes do conteúdo desejado, inclusive, aparecendo no meio de um vídeo.

Este tipo de anúncio é preciso ser usado com muito cuidado, pois ele interrompe algo que a audiência está a ver, então é importante que a equipa que vai elaborar o anúncio seja competente e especialista na área.

A cobrança por este tipo de anúncio ocorre a cada mil visualizações, já que o cálculo é feito com base no CPM (custo por mil).

Este tipo de anúncio garante que os utilizadores vão assistir o anúncio inteiro, porém, não garante a conversão.

As principais características deste anúncio são:

  • Vídeos de no máximo 6 segundos , sem opção de passar à frente.
  • CPM – Paga toda vez que exibe.
  • Meta – Alcance e reconhecimento de marca.
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps).

Anúncio in-stream

Este tipo de anúncios são de maior duração e aparecem tanto no começo do vídeo como no meio. Além disso, é possível escolher entre os ignoráveis, e não ignoráveis. O ignorável é possível passar à frente após 5 segundos e seguir com o conteúdo que estava a assistir, e os não ignoráveis não podem ser passados à frente, é preciso ver inteiro.

A cobrança é feita no CPV (custo por visualização). Sendo assim, o anunciante paga somente se o conteúdo for exibido por pelo menos 30 segundos, ou menos, nos anúncios mais curtos.

Estes anúncios têm algumas características:

- Anúncio In-stream puláveis

  • Até 5 segundos não pode passar à frente.
  • CPV – Custo por Visualização, só paga por quem assiste completo ou interage clicando.
  • Metas – Vendas, Leads, Tráfego do site, alcance e reconhecimento e consideração de produto ou marca.
  • Aparece antes, durante ou depois do vídeo.
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps).

- Anúncio In-Stream Não puláveis

  • 15 segundos no máximo, não pode ser passado à frente.
  • CPM – Paga toda vez que exibe.
  • Meta – Alcance e reconhecimento de marca.
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps).

Anúncio de vídeo Discovery

Os anúncios de vídeo discovery possuem este nome justamente por estarem ligados à descoberta de conteúdos. Podem ser exibidos, por exemplo, na tela de pesquisa quando o utilizador pesquisar alguma palavra-chave.

Estes anúncios aparecem nas recomendações de vídeos relacionados. Nesse caso, o anúncio thumbnail. Por meio do ícone amarelo com a escrita “Anúncio”, quem o assiste sabe que é publicidade.

Estes anúncios possuem algumas características:

  • O vídeo aparece em resultados de pesquisas, locais da página do Youtube, ao lado do vídeo que está sendo reproduzido, na tela inicial do Youtube ( dispositivo móvel).
  • O vídeo aparece junto a vídeos relacionados à criação da campanha.
  • Cobrança feita quando há visualização do vídeo, ou quando ocorre o clique na miniatura do vídeo (anúncio).
  • Meta – Consideração de Produto ou marca.

Anúncios de masthead

Masthead trata-se da parte superior da página inicial do Youtube. Neste tipo de anúncio é necessário submetê-lo à avaliação de um representante de vendas do Google, que leva à volta de 48 horas.

Use este formato quando quiser aumentar o reconhecimento de um novo serviço ou produto, ou alcançar um público-alvo gigantesco num curto período (por exemplo, um evento de vendas).

A cobrança é feita com base num custo fixo por dia (CPD) ou no custo por mil impressões (CPM). Você pode trabalhar com a equipa de publicidade do Google para receber estimativas e metas de impressões de campanhas.

Anúncio de vídeo action

Este tipo de formato é definido pela navegação de um catálogo de produtos, visualizar preços, e clicar num botão para executar a compra.

Este anúncio foi criado em 2020, por causa da pandemia do coronavírus. Com o aumento de lojas fechadas , os comerciantes precisavam encontrar alguma maneira de vender mais no ambiente digital.

Este tipo de anúncio pode ser exibido no feed da página inicial, na tela de exibição do vídeo e até nos aplicativos parceiros do Google.

Como escolher o anúncio ideal

O Youtube oferece várias opções de anúncio, mas qual o anúncio ideal para os meus objetivos?

A própria plataforma oferece orientações nesse sentido. Ao escolher criar uma campanha, você pode escolher entre vendas, potenciais clientes, tráfego de website, ponderação do produto e da marca, alcance e notoriedade da marca, promoção de aplicações ou também criar uma campanha sem a orientação de objetivo.

Dependendo do objetivo que indicar, a plataforma vai apresentar opções adequadas. Considere as características e as indicações de cada tipo de anúncio, tendo em conta o que explicamos no tópico anterior.

Como criar um anúncio no Youtube

Para conseguir anunciar no Youtube é necessário algumas coisas:

  • Ter uma conta no Gmail;
  • Criar um canal no Youtube;
  • Registar-se no Google Ads.

Após isso, podemos começar a fazer o anúncio.

1. Faça upload do Vídeo

Faça upload do vídeo que será usado na campanha. Clique no ícone de uma câmera que fica no canto superior direito da tela, e após, “Enviar vídeo”.

2. Crie uma campanha no Google Ads

Vá para o separador “Campanhas” e após clique no “+” para criar uma nova campanha.

Após isso, escolha a opção “Vídeo”. Informe a sua intenção com sua campanha, porém, é possível prosseguir sem um objetivo específico. Clique em continuar.

3. Configure a campanha

O Google vai direcionar para as configurações básicas de campanha. Vai te solicitar algumas informações

  • Nome da campanha;
  • Orçamento, diário ou total;
  • Data de início ou fim da campanha

Na secção “Redes”, vai perceber que a opção “Vídeos do Youtube” está marcada. Agora é o momento de definir a segmentação. Informe o idioma dos utilizadores que serão alcançados e a localização geográfica.

Depois  informe o valor investido , na secção “Lances”.

Na secção “Dispositivos”, é possível escolher em quais aparelhos e sistemas operativos os anúncios serão exibidos. 

Em “Limite de Frequência”, informe quantas vezes a publicidade poderá ser exibida para cada utilizador e grave as opções.

4. Crie os anúncios

Agora, informe um nome para o grupo de anúncios. Em seguida, é hora de segmentar de maneira ainda mais específica o público-alvo. Informe palavras-chave, tópicos e canais.

Agora, é o momento de informar a URL do vídeo no Youtube.

Em seguida, será possível escolher o tipo de anúncio e informar um link para que o utilizador possa aceder a alguma página com mais informações. 

Há também campos para escrever um CTA e um título. À medida que você preenche os campos, a pré-visualização mostra como ficará o anúncio finalizado.

Pronto, agora seu anúncio está pronto.

Conclusão

Investir no Youtube Ads e procurar todos os tipos de recursos relacionados a campanhas online é algo de extrema importância para qualquer empresa que deseja ser notada no mercado. Em 2020 com a pandemia, a necessidade de um bom marketing e presença digital ficou ainda mais evidente.

Para ter sucesso é preciso estar onde o seu público está, e por isso o marketing digital é tão importante. Milhões de pessoas já estão a viver online e a tendência é que esse número cresça sempre.

Boas estratégias de marketing são essenciais para o sucesso de qualquer negócio, para crescer e manter-se no mercado e para garantir o seu sucesso, eu vou dar a dica de ouro: invista em anúncios. O tráfego pago é fator determinante no sucesso da sua campanha de Youtube Ads.

Para ter bons resultados em seus anúncios no Youtube é necessário ter uma equipa especializada no assunto. Para isso, contrate uma equipa de marketing. Entre em contato com a equipa da 23A Digital para saber mais!  

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