Como Criar Posts Para as Redes Sociais do seu Negócio

Fazer posts para as redes sociais como o Facebook e o Instagram não é tão simples quanto parece. É preciso planeamento, estratégia, técnica e conhecimento sobre o seu público para que tudo corra bem.

Caso contrário, o seu post não receberá atenção e os seus esforços serão em vão. Mas fique calmo! Para te ajudar, trouxemos um breve guia de como criar uma boa postagem para as redes sociais com dicas que fazem a diferença.

É preciso planeamento, estratégia, técnica e conhecimento sobre o seu público para que tudo dê certo.

Características do Post para Redes Sociais

1. Tamanho do texto

Para criar boas postagens para as redes sociais, você precisa saber que o texto representa uma boa parte do engajamento. Textos grandes demais repelem o utilizador. O texto deve ser curto, mas com um convite, ou uma chamada para a ação. Para o Instagram, no máximo 150 caracteres. Para o Facebook, no máximo 50.

2. Hashtags e Emojis

No Instagram, use hashtags e alguns emojis, mas com moderação. Já no Facebook, não é preciso nada disso. Um dos segredos para criar boas postagens para as redes sociais é saber que menos é mais. Pesquise as hashtags antes de usar, para ver se elas possuem engajamento ou não.

3. Data e Horário

Faça testes com os seus posts para verificar quais são os horários e dias que mais geram engajamento. Nem sempre o fim de semana será o melhor dia, ou 18 horas o melhor horário. Você precisa testar isso.

Tipos de post

1. Notícias

Posts de notícias engajam quem gosta de acompanhar o mercado no qual você atua. Notícias sobre arquitetura podem interessar para um designer de interiores, por exemplo. Sempre que tiver uma notícia interessante, vale a pena fazer um post sobre ela.

2. Listas

Listas são uma boa ideia para criar boas postagens para as redes sociais. Elas despertam a curiosidade e mantêm o utilizador interessado até ao final. Por exemplo: um post com “5 frases mais ditas por quem gosta de cães” podem chamar a atenção dos donos de cães para uma pet shop.

3. Reviews

Os reviews são opiniões baseadas em análises de determinado produto, serviço ou conteúdo. Faça reviews sobre algo relacionado com o seu ramo de atuação. É um tipo de post que chama à atenção, gera comentários, likes e partilhas. Definitivamente uma forma de criar boas postagens para as redes sociais.

4. Inquéritos

Você também pode pedir a opinião dos seus seguidores da mesma forma que oferece a sua. Faça inquéritos ou perguntas que geram engajamento, incentivando os utilizadores a partilharem a opinião deles.

Perguntas funcionam bem quando há muitas respostas. Inquéritos funcionam melhor quando é uma escolha entre A ou B.

Dicas

Outra ideia para criar boas postagens para as redes sociais são os posts com dicas. Ofereça dicas sobre determinado assunto, desde que fique claro que é algo relacionado com o seu ramo de atuação.

O utilizador deve reconhecer a sua marca como autoridade para aceitar dicas vindas de si. Juntando isso à técnica da curiosidade, você consegue likes, comentários e partilhas sem parar.

Um bom exemplo é algo como “X tipos de sushi que você precisa experimentar”.

Gatilhos Poderosos

Frases Motivacionais

As frases motivacionais são sempre uma ótima forma de iniciar ou finalizar um post para as redes sociais. Elas funcionam como um abraço para quem está passando por determinadas situações, ou como um incentivo a mais para quem já está animado.

Incluir frases motivacionais é uma forma de criar boas postagens para as redes  sociais. Tente incentivar os seus seguidores para que eles se sintam bem. Há uma forte probabilidade de partilhas nestes casos.

Por exemplo, você pode falar sobre como o segundo passo é muito mais fácil do que o primeiro numa corrida, incentivando os seguidores a iniciarem uma atividade física.

Prova Social

As redes sociais são o lugar perfeito para este gatilho. A prova social é quando alguém conhecido utiliza e recomenda um produto ou serviço seu. Não precisa necessariamente ser alguém muito famoso, mas um influencer com muitos seguidores no Instagram já consegue fazer a diferença.

Envie todos os meses os seus produtos ou ofereça os seus serviços como amostras para estas pessoas e deixe que elas falem o que quiserem sobre si.

Caso eles façam Stories, você consegue partilhar na sua conta e mostrar a todos os seus seguidores que aquela pessoa aprovou o que experimentou. Criar boas postagens para as redes sociais também envolve ter bons relacionamentos com outros influencers.

Humor

Quem é que não gosta de memes? Rir é sempre uma das melhores formas de chamar a atenção do público nas redes sociais. Tente fazer ao menos algumas postagens de humor ao longo do mês.

Neste caso, você pode ou não utilizar o humor relacionado com a sua marca. Ambos funcionam, mas lembre-se de que às vezes é melhor somente fazer humor sem publicidade para ganhar mais seguidores.

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Até a próxima.

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