O Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite rastrear o número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. Em outras palavras, é uma ferramenta que ajuda a identificar tendências e auxilia no levantamento de termos.
Ao inserir uma palavra-chave, a ferramenta exibe um gráfico que mostra a evolução do número de buscas ao longo do tempo. No eixo horizontal, é apresentado o tempo, enquanto no eixo vertical é exibido o volume de buscas.
É possível refinar a pesquisa por país, período, categoria e tipo de busca (como imagens, notícias ou compras), oferecendo maior precisão na análise das tendências.
Todas as informações acessíveis através do Google Trends fazem parte do banco de dados do Google. Esse mecanismo de busca coleta, armazena, organiza e vincula informações das pesquisas realizadas pelos usuários na sua plataforma e em outras, como o YouTube.
No entanto, algumas informações são excluídas do banco de dados, como buscas realizadas pela mesma pessoa num curto período, dados pouco pesquisados e informações pessoais.
Ao utilizar a ferramenta de pesquisa do Google Trends, é possível visualizar um gráfico que apresenta a variação do número de buscas sobre determinado assunto ao longo do tempo. Dessa forma, a ferramenta possibilita o acesso ao comportamento dos usuários na internet relativamente a um determinado tema.
Como usar o Google Trends
Para utilizar essa ferramenta e aproveitá-la ao máximo, é importante seguir alguns passos simples que serão descritos abaixo:
1. Acesse o Google Trends e clique em “Fazer login” no canto superior direito. Se já possui uma conta no Google, faça o login com as suas credenciais. Se não tiver uma conta, crie uma.
2. Após realizar o login, o Google Trends exibirá uma visão geral das pesquisas realizadas durante o ano atual. Poderá visualizar um resumo das principais pesquisas realizadas nos últimos 12 meses.
3. Para iniciar a sua pesquisa, basta digitar uma palavra-chave ou explorar alguns exemplos na barra de pesquisa. É possível pesquisar por termos específicos, tópicos, regiões e períodos.
4. Além disso, é possível comparar termos diferentes para ver como eles se comparam em popularidade ao longo do tempo. Para isso, basta adicionar uma nova palavra-chave na barra de pesquisa e clicar em “Comparar”.
5. O Google Trends também oferece a opção de segmentar as suas pesquisas por região geográfica. Isso permite que veja como o interesse por determinado termo varia em diferentes partes do mundo.
6. Outra função útil é a de “Tópicos relacionados”, que exibe outras palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado. Essa função pode servir para encontrar novas ideias para conteúdo ou descobrir tópicos em alta.
7. Por fim, o Google Trends oferece a opção de exportar dados para uma planilha ou gráfico. Isso pode ser útil para análise de dados mais detalhados, ou para compartilhar informações com outras pessoas.
Com esses passos simples, poderá começar a explorar as principais funções do Google Trends e aproveitar ao máximo essa ferramenta de pesquisa e análise de tendências.
Quais as funcionalidades do Google Trends?
Após descobrir a principal funcionalidade desta ferramenta, deve estar se perguntando o que mais o Google Trends pode oferecer. Bom, esta ferramenta é extremamente útil em estratégias de marketing por fornecer muitos dados que podem ser utilizados para atingir os seus objetivos.
Pense bem: o objetivo de qualquer campanha ou anúncio publicitário é entregar ao contratante os resultados esperados. Mas, imagina ter que realizar uma campanha sem nenhuma informação, sem ter nenhuma base para tomar decisões. Isso seria como dar um tiro no escuro. Felizmente, o Google Trends pode ajudar a evitar isso. Abaixo, mostraremos alguns dos locais em que essa ferramenta pode ser especialmente útil.
Produção de conteúdo
A criação de conteúdo é fundamental para prender a atenção do seu público num blogue e para criar um artigo relevante e engajador, é importante estar atento às tendências e às necessidades do seu público-alvo.
O Google Trends é uma ferramenta útil que lista os termos mais pesquisados na internet e pode ser usado para identificar os assuntos mais populares do momento. Ao produzir um material sobre um tema que desperta muito interesse, garante que o seu conteúdo seja relevante e de interesse do público-alvo. Isso aumenta as hipóteses de engajamento com a audiência.
Produção de conteúdo
A criação de conteúdo é fundamental para prender a atenção do seu público num blogue e para criar um artigo relevante e engajador, é importante estar atento às tendências e às necessidades do seu público-alvo.
O Google Trends é uma ferramenta útil que lista os termos mais pesquisados na internet e pode ser usado para identificar os assuntos mais populares do momento. Ao produzir um material sobre um tema que desperta muito interesse, garante que o seu conteúdo seja relevante e de interesse do público-alvo. Isso aumenta as hipóteses de engajamento com a audiência.
Planejamento de campanha
Uma grande vantagem de usar o Google Trends nas suas campanhas de marketing digital é a possibilidade de analisar o interesse em determinados temas. Isso permite que você se antecipe e planeje campanhas de anúncios pagos ou o calendário editorial do seu blogue com mais antecedência e precisão.
Buscar por tendências
Com o Google Trends, é possível realizar pesquisas sobre temas relacionados e identificar oportunidades para melhorar os seus serviços. Essa ferramenta permite que compreenda melhor os seus consumidores e o tipo de produto ou serviço que eles buscam.
Como interpretar as informações do Google Trends?
Ao utilizar o Google Trends para pesquisar um termo específico, é possível obter diversas informações sobre o interesse das pessoas naquele tópico ao longo do tempo. Aqui estão algumas dicas sobre como interpretar as informações fornecidas:
Interesse a longo tempo: O Google Trends usa números para representar o interesse relativo de pesquisa de um termo, sendo que 100 é o pico de popularidade. Uma pontuação de 50 significa metade da popularidade do pico, enquanto 0 significa menos de 1% do pico. Essas informações ajudam a analisar tendências, entender o que está ganhando ou perdendo popularidade e identificar oportunidades.
Interesse por região: O índice de interesse por região no Google Trends é medido numa escala de 0 a 100, indicando a proporção de consultas relativamente ao total de pesquisas realizadas naquela região.
É importante notar que um valor mais alto não necessariamente significa um maior número absoluto de pesquisas, mas sim uma maior proporção relativamente ao total. Por exemplo, um país pequeno onde 80% das pesquisas são sobre “bananas” terá um índice duas vezes maior do que um país grande onde apenas 40% das pesquisas são sobre o mesmo assunto.
Consultas e tópicos relacionados
Ao explorar essas consultas e tópicos relacionados, pode descobrir novas oportunidades de mercado, entender melhor o comportamento do seu público-alvo e aprimorar a sua estratégia de marketing digital.
Além disso, essa funcionalidade também ajuda a evitar a saturação de palavras-chave muito concorridas e a diversificar as suas estratégias de SEO e SEM.
Sazonalidade e tendência
O Google Trends é uma excelente ferramenta para identificarmos a sazonalidade de um nicho. Por exemplo, se procurarmos pela palavra-chave “Black Friday”, fica evidente no gráfico um pico de buscas que se inicia no mês de outubro, com o seu ponto alto em novembro, sendo o mês em que ocorre o evento. Dessa forma, pode verificar no seu nicho de atuação quais são os pontos altos de busca e preparar o seu território para receber mais visitas.
Para ter sucesso no marketing digital, é importante contar com profissionais qualificados. A 23A é uma agência que oferece serviços de qualidade e resultados expressivos. Entre em contacto e solicite um orçamento personalizado.