Entenda quais são as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago e qual melhor opção.
O marketing digital envolve vários parâmetros e estratégias para gerir uma marca na internet.
Um desses parâmetros é o tráfego. O tráfego, em termos simples, é o número de visitas que os utilizadores fazem ao seu website. Esse tráfego pode ocorrer de forma orgânica, ou seja, naturalmente, ou pode ser adquirido por investimento financeiro.
Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre tráfego orgânico e pago, e qual é a melhor opção para o seu negócio.
O que é Tráfego Orgânico ?
TRAFEGO ORGÂNICO é o tráfego (acesso) que acontece de forma natural e espontânea.
Exemplo: Um usuário faz uma busca na internet por determinado produto ou assunto e encontra uma página do seu site sem que seja num link de campanha paga.
Algumas maneiras e ferramentas para acompanhar o tráfego orgânico:
GOOGLE – Google Search Console, Google Analytics, Google My Busyness, SEMRUSH e Worrank
REDES SOCIAIS – Insights da página do Facebook, Reportei e Dashgoo .
Painel Search Console do Google – Mapeamento de acessos orgânicos .
Vantagens de investir em tráfego orgânico:
Investimento relativamente baixo – O custo por clique em investir em tráfego orgânico se torna cada vez mais baixo ao longo do tempo em que o trabalho desenvolvido e os acessos começam acontecer.
Desvantagens do tráfego orgânico
Tempo de resposta – A partir do momento em que se inicia o trabalho de SEO os resultados podem levar vários dias ou até meses para surtirem efeitos.
O que é Tráfego Pago ou Patrocinado?
TRÁFEGO PAGO OU PATROCINADO são os acessos de usuários que chegaram ao website, contato ou rota por meio de compra de exibição. Ou seja, que em estão sendo pagos para ser exibidos.
Alguns exemplos de ferramentas de tráfego pago:
- Google Ads
- Facebook e Instagram Ads
- Linkedin Ads
- Youtube Ads
Vantagens de investir em tráfego pago:
Rápido retorno – Como as campanhas são pagas, as ferramentas tendem acelerar a exibição das campanhas e anúncios.
Desvantagens do tráfego pago
Verba disponível – É fundamental que para campanha ser veiculada, seja investido dinheiro e por vezes o investimento precisa ser feito em dólar. Algumas empresas têm como opção pagamento via boleto bancário no método pré-pago, mas na grande maioria a transação será realizada via cartão de crédito.
Pagar por tráfego é ilegal?
Não, o tráfego pago não é ilegal. É perfeitamente possível pagar para que um anúncio se mantenha nas primeiras posições entre os resultados de uma busca. Entretanto, há algumas categorias que podem ser censuradas pela moderação das plataformas.
É o caso, por exemplo, de propaganda para divulgação de conteúdos sexual, emagrecedores, etc.
Qual o melhor, o tráfego pago ou o tráfego orgânico?
A melhor estratégia é aquela que combina o tráfego orgânico e o tráfego pago.
Desde o início das atividades, é importante pensar a longo prazo, pois o tráfego orgânico leva algum tempo para gerar resultados significativos. Ao mesmo tempo, o tráfego pago pode impulsionar o crescimento da empresa logo nas primeiras semanas.
Portanto, temos um conjunto de estratégias que, se aplicadas corretamente, se complementam. Além disso, a diversidade de tráfego é benéfica para o site, o que contribui para melhorar também o tráfego orgânico.
Planilha de tráfego pago (Facebook Ads ou Google Ads)
Abaixo está uma projeção de tráfego pago e geração de leads. Nota-se que se não há reajuste de investimento ao longo do tempo dificilmente teremos evolução na aquisição de leads.
Como melhorar o tráfego orgânico?
O tráfego orgânico requer outra estratégia, chamada SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca). O Google tem uma série de requisitos mínimos para identificar um site como bom.
O objetivo do SEO é fazer com que o site alcance esses requisitos em pouco tempo e com maiores oportunidades de sucesso. No entanto, como mencionado anteriormente, este é um trabalho a longo prazo.
Leva alguns meses para o Google começar a reconhecer o seu site, mesmo dentro de todos os parâmetros. Portanto, a dica para melhorar o tráfego orgânico é investir em SEO.
Como melhorar o tráfego pago?
O tráfego pago ignora as questões estruturais do seu site e coloca você entre os primeiros resultados. No entanto, isso não significa que você não precisa se preocupar com a estrutura do seu site.
Se um usuário entrar no seu site e não gostar do que vê, ele sairá e o investimento daquele clique será desperdiçado.
Portanto, para melhorar o tráfego pago, é necessário:
- Ter um site bonito e agradável;
- Ser responsivo (adaptado para dispositivos móveis);
- Ser de fácil leitura e assimilação visual;
- Possuir as melhores palavras-chave no Google Ads que correspondem à pesquisa;
- Ser programado corretamente para o público-alvo dos anúncios.
Preciso de ajuda, o que eu faço?
Não se preocupe! Você não precisa fazer tudo sozinho. Na verdade, a maioria das empresas busca ajuda profissional para obter bons resultados.
Para obter resultados, o trabalho de marketing digital não pode parar, mesmo com todas as atividades que você desenvolve diariamente. Portanto, tanto para o tráfego orgânico quanto para o tráfego pago, a melhor opção é sempre contar com ajuda profissional.
Ambos os métodos de tráfego têm vantagens e desvantagens. O tráfego orgânico é mais lento, porém garante uma audiência fiel e engajada. O tráfego pago requer investimento financeiro, mas traz grandes resultados num curto período.
O ideal é combinar as duas estratégias, sempre testando as campanhas que funcionam e as que não vão tão bem assim. Desse modo é possível adaptar a comunicação ao longo do tempo e torná-la cada vez mais assertiva.
Independente do tráfego ser orgânico ou pago, a qualidade dos conteúdos e ofertas devem ser mantidos. Lembre-se sempre disso.
A 23A é uma agência de marketing digital com experiência, que oferece qualidade e resultados comprovados.
Fale agora com nossos especialistas e deixe que façamos todo o trabalho pesado para você.
Espero que este conteúdo tenha ajudado!
Ass. Fábio F. Dias!