Cada vez mais os empreendedores estão a descobrir que as equipas internas concretizam grandes diferenças competitivas em qualquer negócio.
Portanto, é preciso mantê-las engajadas, informadas e comprometidas com os resultados. E o marketing interno desempenha um papel crucial neste processo.
No post de hoje, vai entender o que é o endomarketing para a sua empresa, as suas vantagens e como aplicá-lo de forma eficiente.
Vamos lá!
O que é endomarketing?
O endomarketing são estratégias de marketing que têm como foco o ambiente interno da empresa visando os colaboradores. Objetivo é engajar o time e mantê-los conectados com a empresa que trabalha. Consequentemente o diminuir a rotatividade de pessoas e melhorar a produtividade
Veja mais vantagens do Endomarketing
Pois, bem! O aspeto económico é certamente um dos mais importantes, mas não é o único, é apenas uma das muitas vantagens de implantar o endomarketing. Veja a seguir alguns dos benefícios do marketing interno:
1. Orientação para o cliente
Todas as pessoas envolvidas na empresa vão estar atentas ao princípio da orientação para o cliente, ou seja, o foco da empresa está voltado para ele, procurando gerar um serviço de excelência.
2. Melhores relacionamentos interpessoais
Com as estratégias de endomarketing, obviamente, as relações internas entre colegas e as diferentes áreas da empresa também vão melhorar, visto que se criou um clima de negócios diferente. As pessoas sentem-se mais satisfeitas, pró-ativas e motivadas no seu trabalho.
3. Aumenta a produtividade da sua equipa
Diante do exposto, a consequência direta é o aumento da produtividade: não se perde tempo com problemas desnecessários, tais como, discussões sobre projetos já aprovados ou ideias discutidas na hora errada.
É possível trabalhar com maior eficiência e consequentemente ter altos lucros nos negócios.
4. Maior satisfação do cliente
Satisfação dos funcionários = satisfação do cliente final. Ou seja, é preciso considerá-los como clientes internos, aos quais podemos oferecer serviços (cursos e formações) com o mesmo foco na prestação de serviços externos.
Saiba como iniciar o Endomarketing
Dados os benefícios, é hora de ver algumas dicas de como implementar com eficácia uma estratégia de marketing interno. Veja alguns passos importantes
#Importante - Faça com que todos participem
Se todas as pessoas da empresa não estiverem envolvidas, não podemos falar de endomarketing. Na verdade, devem todos estar convencidos desta transformação, caso contrário, apenas os conflitos podem acontecer.
Crie objetivos priorizando os mais importantes
O que pretende obter com a sua estratégia de marketing interno? Pense sobre a sua meta e planeie as etapas para chegar lá. Objetivos comuns incluem:
- Aumentar o envolvimento da equipa;
- Desenvolver conhecimento do produto / serviço / marca;
- Aumentar a lealdade dos funcionários;
- Reduzir a rotatividade de pessoal;
- Aumentar a satisfação do cliente;
- Aumentar as vendas.
O objetivo das suas campanhas de marketing interno afetam as estratégias que vai usar. Por exemplo, a meta de aumentar a lealdade dos funcionários não terá o mesmo processo de uma meta de aumentar as vendas. Ambos precisam de atividades diferentes para alcançá-lo.
Qual o público alvo?
Já sabemos que o marketing interno tem como alvo as pessoas que trabalham na sua empresa. Mas ainda assim precisamos de ser muito específicos sobre quem precisa receber comunicações de marketing interno para atingir os seus objetivos.
Por exemplo: Se a sua meta é melhorar o apoio ao cliente, pode dar prioridade às mensagens para os funcionários do apoio ao cliente. No entanto, se for para melhorar o engajamento dos funcionários ou reduzir a rotatividade, pode definir que o seu público alvo seja toda a sua empresa.
Crie conteúdo para o sua equipa
Assim que sabemos quem é o nosso alvo e também o nosso objetivo final, podemos elaborar as mensagens que podem ajudar a alcançá-los.
Para isso, faça uma lista sobre o que pretende comunicar internamente (Pode agendar no calendário, marcando datas importantes para o seu negócio).
Mas se não tem novidades para anunciar, pense no conteúdo que a sua equipa gostaria de ler e faça uma relação com o seu objetivo.
Táticas de comunicação interna
Mas como comunicar uma mensagem internamente? É improvável que use os mesmos canais para as mensagens externas e internas.
Alguns canais perfeitos para a comunicação interna são:
- Boletim informativo por e-mail;
- Grupos LinkedIn ou Facebook, WhatsApp, etc
Também vai precisar pensar sobre a frequência das suas mensagens de endomarketing. Pode ser uma vez por mês ou por um trimestre, uma frequência suficiente para mantê-los atualizados.
Analise o resultados
Assim como qualquer outra campanha voltada para o cliente, precisa-se determinar como relatar os resultados de marketing interno, vinculando o objetivo do seu empreendimento.
Você pode comprar ações em períodos diferentes.
Exemplo. Compara trimestralmente dados como:
- Rotatividade de colaboradores
- Pesquisas de satisfação interna
- Analisar resultados em relatórios de tarefas internas
- Analisar engajamento do time comparando períodos
- Feedback com seu cliente sobre suporte recebido pelo seu time
Considerações finais
Não importa de qual setor é o seu empreendimento, os funcionários são seus melhores ativos. Sem eles, não conseguiria atender seus clientes e gerar receita.
Uma estratégia de endomarketing é a melhor maneira de construir um relacionamento, com o objetivo de construir engajamento e, ter um impacto positivo sobre seus clientes.
Então, gostou do post de hoje sobre a importância do endomarketing para sua empresa?
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