Conheça Estratégias para a Fidelização de Clientes

As estatísticas são alarmantes, mas reais: 97% dos clientes que procuram o seu produto/serviço/marca na internet desistem da compra no primeiro momento.

Diante desta informação, cabe a si arranjar ferramentas e estratégias para os apanhar numa segunda, terceira e até quarta oportunidade.

O que é remarketing?

É uma ferramenta do Google Ads que exibe novamente os seus anúncios para públicos que já tiveram contato com o seu produto/serviço/marca antes.

Remarketing pode ser confundido com Retargeting, que na verdade é a mesma coisa, a diferença é que o primeiro é o nome da ferramenta, o segundo é o nome da estratégia em si. Retargeting significa “apontar novamente para um alvo que já foi apontado”.

Qual é a função do remarketing?

A sua função é aumentar a venda/conversão e resgatar um cliente potencial.

Esta estratégia é necessária, pois, como já vimos acima, a esmagadora maioria das pessoas não realiza a compra ao ver um anúncio pela primeira vez.

O objetivo é continuar a aparecer para o público-alvo até que ele se converta em vendas para o seu negócio.

De forma mais simples, enquanto o cliente está ali, apenas pensando sobre o assunto, o anúncio fica fazendo o papel de lembrá-lo do mesmo (como quem não quer nada). Vai que cola não é? ;)

Como funciona o remarketing?

Digamos que alguém está na internet a procurar por “Passagem aérea para Dubai” e vai clicando nos resultados que encontra. Ao entrar num site, um “carimbo” é colocado no seu computador (cookie). Este cookie identifica o seu histórico/preferências e em seguida exibe anúncios do mesmo site que esta pessoa entrou em outros sites parceiros (Rede de Display) ou em páginas de resultados (Rede de Pesquisa).

Com isto, a pessoa vai ver vários anúncios sobre o assunto até que “ceda” e faça a compra. Digamos que é um trabalho de conquista!

Remarketing na Rede de Display

A Rede de Display é um grupo de sites parceiros que oferecem algum espaço dentro das suas páginas para anúncios pagos. O formato de banner é muito comum.

Remarketing na rede de pesquisa

Na Rede de Pesquisa os anúncios só são exibidos quando a mesma pessoa procura pela segunda vez o mesmo assunto. O Google entende que ela está interessada e que deve exibir novamente o anúncio, pois as chances de conversão são maiores nesse momento. O formato é igual ao do anúncio pago já existente.

Outras opções de remarketing ?

Existe ainda a possibilidade de aplicar esta estratégia via Facebook e Instagram.

No Facebook são exibidos banners assim como na rede de Display (feed e coluna lateral).

Qual forma de remarketing é a melhor?

Esta resposta vai depender do objetivo e das estratégias do seu negócio.

Testar ainda continua a ser a melhor e mais acertada opção.

Quer saber como criar uma campanha de Remarketing?

Fique atento aos nossos conteúdos!

Até a próxima! ;)

23A Digital

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