As estatísticas são alarmantes, mas reais: 97% dos clientes que procuram o seu produto/serviço/marca na internet desistem da compra no primeiro momento.
Diante desta informação, cabe a si arranjar ferramentas e estratégias para os apanhar numa segunda, terceira e até quarta oportunidade.
O que é remarketing?
É uma ferramenta do Google Ads que exibe novamente os seus anúncios para públicos que já tiveram contato com o seu produto/serviço/marca antes.
Remarketing pode ser confundido com Retargeting, que na verdade é a mesma coisa, a diferença é que o primeiro é o nome da ferramenta, o segundo é o nome da estratégia em si. Retargeting significa “apontar novamente para um alvo que já foi apontado”.
Qual é a função do remarketing?
A sua função é aumentar a venda/conversão e resgatar um cliente potencial.
Esta estratégia é necessária, pois, como já vimos acima, a esmagadora maioria das pessoas não realiza a compra ao ver um anúncio pela primeira vez.
O objetivo é continuar a aparecer para o público-alvo até que ele se converta em vendas para o seu negócio.
De forma mais simples, enquanto o cliente está ali, apenas pensando sobre o assunto, o anúncio fica fazendo o papel de lembrá-lo do mesmo (como quem não quer nada). Vai que cola não é?
Como funciona o remarketing?
Digamos que alguém está na internet a procurar por “Passagem aérea para Dubai” e vai clicando nos resultados que encontra. Ao entrar num site, um “carimbo” é colocado no seu computador (cookie). Este cookie identifica o seu histórico/preferências e em seguida exibe anúncios do mesmo site que esta pessoa entrou em outros sites parceiros (Rede de Display) ou em páginas de resultados (Rede de Pesquisa).
Com isto, a pessoa vai ver vários anúncios sobre o assunto até que “ceda” e faça a compra. Digamos que é um trabalho de conquista!
Remarketing na Rede de Display
A Rede de Display é um grupo de sites parceiros que oferecem algum espaço dentro das suas páginas para anúncios pagos. O formato de banner é muito comum.
Remarketing na rede de pesquisa
Na Rede de Pesquisa os anúncios só são exibidos quando a mesma pessoa procura pela segunda vez o mesmo assunto. O Google entende que ela está interessada e que deve exibir novamente o anúncio, pois as chances de conversão são maiores nesse momento. O formato é igual ao do anúncio pago já existente.
Outras opções de remarketing ?
Existe ainda a possibilidade de aplicar esta estratégia via Facebook e Instagram.
No Facebook são exibidos banners assim como na rede de Display (feed e coluna lateral).
Qual forma de remarketing é a melhor?
Esta resposta vai depender do objetivo e das estratégias do seu negócio.
Testar ainda continua a ser a melhor e mais acertada opção.
Quer saber como criar uma campanha de Remarketing?
Fique atento aos nossos conteúdos!
Até a próxima!
23A Digital