O marketing de entrada tornou-se uma realidade para empresas de todos os tamanhos. Tem ajudado diariamente empresas a adquirir novos clientes, posicionar-se como uma autoridade no setor e até mesmo mudar a percepção da empresa nas mentes dos consumidores.
Independentemente do seu objetivo, certamente existe uma estratégia correta de marketing de entrada para alcançá-lo. Descubra o artigo de hoje, tudo sobre o marketing de entrada, como atrair e converter clientes usando conteúdo. Vamos lá?
O que é Inbound Marketing ou Marketing de Entrada?
O Marketing de Entrada é uma abordagem estratégica de marketing que se concentra em atrair e envolver os clientes em potencial de forma orgânica e não intrusiva.
Em vez de interromper os usuários com anúncios agressivos, o Marketing de Entrada procura criar conteúdo relevante e de qualidade, adaptado aos interesses e necessidades do público-alvo.
O objetivo é atrair a atenção dos clientes em potencial, fornecer informações valiosas, estabelecer confiança e nutrir relacionamentos ao longo do tempo.
Por meio do uso de técnicas como blogs, mídias sociais, SEO (otimização para mecanismos de busca) e marketing de conteúdo, as empresas podem atrair, envolver e converter clientes de maneira mais efetiva e duradoura.
Qual é a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?
A maioria do inbound marketing concentra-se em criar conteúdo útil para atrair visitantes de forma sutil. Enquanto isso, o outbound marketing depende principalmente da entrega de conteúdo estático por anúncios pagos para ampliar seu alcance.
O inbound marketing é menos invasivo, ao utilizar tecnologias de comunicação modernas, como redes sociais e smartphones, para atrair públicos específicos, como potenciais clientes, fornecendo informações úteis.
Por outro lado, o outbound marketing raramente permite que os profissionais de marketing interajam com o público e entendam por que um determinado produto não está a receber atenção suficiente. Os canais de marketing tradicionais, como anúncios impressos, anúncios de TV, rádio e telemarketing, não são mais eficazes para vender produtos em grande escala.
As pessoas estão cada vez menos interessadas em anúncios invasivos e muitas vezes ignoram o conteúdo do anúncio sem sequer vê-lo.
Estratégias de Marketing de Entrada
As estratégias de publicidade interna procuram alcançar o final do funil de marketing, que representa as etapas que um visitante deve percorrer antes de se tornar uma venda. O Inbound marketing, por sua vez, simplifica esse processo, ao criar um ambiente onde consumidores interessados e potenciais compradores podem se conectar diretamente.
Uma abordagem holística é fundamental na estratégia de Inbound marketing. Você precisa seguir alguns requisitos para atender a um método padrão de Inbound marketing:
- Ter um design responsivo e um blog CMS rápido;
- Inclua frases de CTA em sua estratégia;
- Ter uma mensagem forte que ressoa nas pessoas;
- Torne as informações gratuitas, educacionais ou úteis.
O Inbound Marketing exige que você preste atenção constante com disciplina e faça uma revisão analítica diária. Às vezes, você pode precisar aumentar seu conteúdo, postagens no blog e páginas de destino.
Além disso, pode ser necessário obter mais distribuição, uma estratégia de call-to-action melhor e otimizar sua taxa de conversão. Adapte e use táticas para seguir, já que o Inbound é a estratégia preferida da era moderna.
Como aumentar a visibilidade de seu negócio
Para obter resultados significativos com o Inbound Marketing, é necessário ir além da simples publicação de blogs e e-books.
É fundamental compreender profundamente os objetivos, desafios e processo de tomada de decisão dos potenciais clientes. Isso exige a elaboração de uma estratégia de conteúdo eficaz e de uma mensagem que ressoe com os clientes em potencial, atraindo-os para o seu site e guiando-os pelo funil de vendas. Além disso, é essencial alinhar-se com metas e objetivos estabelecidos, criando um plano concreto para realizar todas essas ações.
Ferramentas úteis para essa estratégia
É claro que, para ter sucesso, você vai precisar das ferramentas adequadas. E a mais importante delas é a automação de marketing.
A automação foi criada para auxiliar os profissionais de marketing em seu trabalho. As melhores plataformas de automação incluem ferramentas para todas as táticas essenciais para melhorar o seu negócio. Algumas dessas ferramentas são::
- Hootsuite;
- Photo Pin;
- Buzzstream;
- Cognitive SEO;
- Ahrefs;
- Quicksprout;
- Hubspot Blog Topic Generator;
- Signals.
Uma plataforma de automação de marketing é uma necessidade absoluta para todo profissional de marketing inbound. E você não só economiza tempo, como irá transformar sua estratégia de marketing e a fazer vendas como nunca.
Conclusão
As estratégias de marketing não são tão simples e exigem muito planeamento prévio para serem verdadeiramente bem-sucedidas.
Caso você seja um iniciante, deve ter cuidado ao selecionar sua estratégia de marketing, seja ela de entrada, tradicional ou uma combinação de ambas.
Você também precisará testar conceitos, descobrir o que é útil e ganhar experiência ao longo do caminho para a estratégia de publicidade digital perfeita.
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